Boa Esperança constrói memorial em homenagem a vítimas da Covid-19

As lembranças dos 21 moradores de Boa Esperança, mortos em decorrência de complicações da Covid-19 estão preservadas em um memorial construído pelo município, inaugurado nesta semana.

O monumento, uma mão erguida ao céu, com um coração desenhado ao centro da palma, fica localizado na rodovia Januário Chiulli, próximo ao Centro Municipal de Educação Infantil prefeito Celso Buscariol. Algumas famílias colocaram, inclusive, retratos de seus entes queridos, levados pela doença.

O memorial foi idealizado pelo prefeito da cidade, Joel Celso Buscariol, como forma de homenagear as vítimas que deram sua contribuição à cidade e deixaram saudade ao partir. “É uma singela homenagem aos nossos queridos amigos esperancenses que nos deixaram durante o auge dessa pandemia que assolou o mundo”, falou o prefeito.

O ato de inauguração foi acompanhado por um grande número de moradores. Eles fizeram orações no local. Alguns estavam trajados com camisetas estampadas com fotografia de seus familiares que morreram. A maioria estava com balões brancos, que simbolizavam a paz e pureza; e amarelos, cores que remetem à luz. “Foi um momento emocionante”, disse o prefeito.

Para a construção do monumento, o município lançou um concurso entre alunos da rede estadual para escolha de uma arte. O trabalho foi coordenado pelas professoras Dioneia Garcia Rodrigues e Irani Pereira de Ataíde Caldas, que desenvolveram o tema com os estudantes.

Após a confecção dos trabalhos, o município escolheu três artes finalistas, levadas à população que definiu a vencedora. A arte escolhida foi criada pelo aluno Thiago Victor Fidelis de Lima. O artista Renato Pereira Jaques foi quem ‘tirou o desenho do papel’, construindo o monumento.

“O Memorial da Covid-19 simboliza o mais profundo respeito a todos os amigos, irmãos e companheiros que fizeram história no Município de Boa Esperança, e que merecem ser lembrados com muito carinho e amor”, destacou Buscariol, durante a inauguração, feita na tarde de segunda-feira (9). A inauguração foi marcada por muitos abraços, lágrimas, solidariedade, empatia e resistência.

Números

De acordo com números oficiais da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), atualizados até esta quarta-feira (6), Boa Esperança teve 1.489 casos confirmados de Covid-19, 1.468 recuperados e 21 mortes por complicações da doença. Na Comcam, segundo a Sesa, foram 94.098 confirmações, 92.734 recuperados e 1.245 mortes.