Câmara de Araruna é fechada após 4 casos de infecção por coronavírus

A Câmara Municipal de Araruna está fechada desde o meio-dia dessa quarta-feira (10) para expediente e atendimento ao público após dois vereadores e dois funcionários da Casa de Leis positivarem para coronavírus (Covid-19). Além deles, uma funcionária também está com sintomas da doença. 

Os vereadores infectados pelo vírus são o presidente Renê Duarte (Cidadania), e o 1º secretário, Olimpio Caetano (PRTB), que também é primeiro secretário da Acamdoze, Associação Regional de Vereadores. Entre os funcionários contaminados está o que atua no Setor de Recursos Humanos e um Auxiliar Administrativo, responsável pela pauta e gravação das sessões

Todos os infectados estão bem. Eles se recuperam em casa. Em isolamento. “A única coisa que senti foi dor de cabeça. Os demais também estão apenas com sintomas leves”, comentou o vereador Olimpio, mais conhecido como Olimpinho. A Câmara passará por desinfecção e deverá ficar fechada pelas próximas duas semanas.

Olimpinho informou que as sessões no município estavam abertas ao público, mas que ‘quase nada’ de pessoas participavam. “às vezes ficava a portas fechadas, mas mesmo assim quem quisesse poderia ter acesso. Vinha um ou outro”, falou. 

O vereador, que é diabético e fez recentemente a retirada de um tumor e um dos rins, chama a atenção da população para o perigo da doença. Segundo ele, é possível perceber no dia a dia que muitas pessoas ainda não estão se cuidando na cidade apesar das restrições impostas pelo município. “Infelizmente muita gente não está preocupada. Pelo amor de Deus, se cuide povo. A doença não é brincadeira. Muita gente está morrendo”, pediu Olimpinho.

Ele classificou o vírus como traiçoeiro. “Eu sempre me cuidei usando máscara de proteção, evitando aglomeração e com álcool em gel até dentro do carro. Sinceramente não sei como fui infectado. O vírus é traiçoeiro. Um descuido e você é infectado”, alertou. “Pedimos que quem ainda não está se cuidando que coloque a mão na consciência”, ressaltou. 

Números

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal Saúde, Araruna tem até o momento 708 casos confirmados de coronavírus, dos quais 662 pacientes estão recuperados. Casos suspeitos são 53. Além disso, 177 pessoas estão sendo monitoradas pela Saúde. A cidade registrou 13 óbitos desde o início da pandemia.