Central hospitalar implanta ala Covid com 10 leitos. 5 são UTI’s

Com a explosão de casos de coronavírus (Covid-19) e aumento do número de pessoas que precisam de internamento, o Governo do Paraná ativou mais 10 leitos – 5 de UTI e 5 de enfermaria –, de forma emergencial, na Central Hospitalar de Campo Mourão. No entanto, conforme informações, todos já se encontram ocupados. 

Os leitos foram habilitados em parceria entre o Estado e a prefeitura de Campo Mourão. Na Santa Casa, a UTI- Covid tem 28 leitos, sendo 18 para o SUS e 10 de convênios. Com a abertura dos novos leitos, vários pacientes que aguardavam por internamento hospitalar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram transferidos.

Em Campo Mourão, para amenizar o sofrimento de pessoas infectadas com coronavírus, em situações mais graves, a administração municipal adequou a UPA como prioridade ao atendimento destes pacientes. 

Desde a última sexta-feira, a recepção e triagem dos pacientes com sintomas do vírus, que eram feitas pela entrada lateral em estrutura de tendas, passaram a ser pela porta principal, na Avenida Pedro Viriato. Cerca de 70% da estrutura está voltada nesse momento para a Covid. 

Segundo o Secretário de Saúde do município, Sérgio Henrique dos Santos, se a situação persistir, a UPA atenderá somente pacientes com Covid. Vale lembrar que para outros casos de urgência e emergência, o município conta com uma estrutura de Pronto Atendimento no Lar Paraná, das 7 às 23 horas.

Devido a falta de leitos nos hospitais por causa do número elevado de pessoas infectadas com coronavírus, a UPA foi transformada na semana passada em uma espécie de hospital de campanha, com pacientes usando oxigênio e até intubados, procedimentos que deveriam ser realizados apenas no hospital. “É o pior momento da pandemia em Campo Mourão”, acrescentou o secretário.