Prêmio do Instituto Integrado reconhece projetos inovadores em Campo Mourão

Na última quinta-feira (16), durante o II Simpósio Educacional Integrado, foi realizada a cerimônia de premiação do “Prêmio Instituto Integrado de Inovação Educacional 2024”. O simpósio aconteceu simultaneamente ao Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná (Conccepar).

A iniciativa foi promovida pelo Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia, com apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão e Câmara Temática de Educação (Codecam), com o objetivo de valorizar e compartilhar as práticas pedagógicas que impulsionam a educação na região.

O prêmio reconhece e homenageia professores da educação básica de Campo Mourão que se destacaram por seus projetos educacionais inovadores e criativos, promovendo ganhos significativos no processo de ensino-aprendizagem.

Ao todo, 14 projetos inovadores foram inscritos na premiação e concorreram a cerca de R$ 41 mil reais em bolsas de pós-graduação do Centro Universitário Integrado. Além disso, acessos à plataforma de questões e simulados SUPER PROFESSOR foram concedidos aos professores vencedores e aos diretores dos respectivos colégios, que receberam também certificações e troféus.

A comissão avaliadora foi composta por Sara Romeiro, do NRE Campo Mourão, e Valéria Leticia Alves, membro da Codecam/Projeto Juntos Educar, que avaliaram todos os projetos inscritos durante a edição.

Projetos vencedores

O projeto “ROBSOM STEAM — Educação e inclusão digital na educação infantil”, de autoria das professoras Silvana Maria Vieceli de Souza e Eliandra Cardoso dos Santos Vendrame, do Centro Municipal de Educação Infantil Sossego da Mamãe, com a direção da professora Eliandra, foi o grande vencedor do prêmio. A iniciativa propõe a utilização de robótica e outras ferramentas tecnológicas para promover a inclusão digital e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nas crianças da educação infantil.

O projeto, que já recebeu outros prêmios, tanto municipais quanto estaduais, foi destaque mais uma vez. As coordenadoras destacaram que a iniciativa com o ROBSON STEAM já é referência para a escola em que lecionam. “Com o apoio da comunidade, representa um marco histórico para a nossa instituição. A proposta inovadora integra robótica, tecnologia, ciência, arte e matemática na educação infantil, proporcionando uma experiência educacional completa para todos os alunos, estamos muito feliz por mais um prêmio conquistado”, afirmou a diretora.

O segundo lugar ficou com o projeto “Drone Delivery”, da professora Geislana Padeti Ferreira Duminelli, do Colégio Estadual de Campo Mourão, dirigido pelo professor Valdair da Silva. O projeto utiliza drones para o transporte de materiais pedagógicos e a realização de atividades extracurriculares, buscando estimular o interesse dos alunos por tecnologia e inovação.

O segundo lugar ficou com o projeto “Drone Delivery”, da professora Geislana Padeti Ferreira Duminelli, do Colégio Estadual de Campo Mourão

A educadora relatou que o projeto foi muito bem aceito entre os estudantes. “O projeto foi um sucesso! Os alunos se envolveram ativamente na construção, programação e testes do drone, aprendendo conceitos importantes e desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro do mercado de trabalho”, compartilhou Geislana.

Já o terceiro lugar foi conquistado pelo projeto “MARETEC – Feira de empreendedorismo, tecnologia e ciências”, da professora Adrielly Sontag, do Colégio Estadual Cívico-Militar Marechal Rondon, cuja diretora é a professora Consuelo Luiza Lucas. A iniciativa visa promover o empreendedorismo e a cultura científica entre os alunos, através da realização de uma feira de projetos e da participação em competições de robótica.

O terceiro lugar foi conquistado pelo projeto “MARETEC- Feira de empreendedorismo, tecnologia e ciências”, da professora Adrielly Sontag, do Colégio Estadual Cívico-Militar Marechal Rondon

Adrielly afirmou que, durante a execução do projeto, as crianças puderam trabalhar com desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho, como liderança, criticidade, argumentação e criatividade. “O Maretec vai além do conhecimento técnico. Acreditamos que a formação integral dos alunos é fundamental para o seu sucesso. Por isso, o projeto promove a colaboração, o trabalho em equipe e a comunicação eficaz, habilidades que serão essenciais em suas futuras carreiras”, contou a docente.

Reconhecendo inovação na educação

Para a supervisora de Pesquisa do Integrado e membro da comissão organizadora do prêmio, Francielle Baptista, a premiação é uma maneira de fomentar novas práticas de ensino no município. “Ao premiar projetos que utilizam metodologias ativas, tecnologias digitais e outras ferramentas inovadoras, a iniciativa incentiva a busca por novas formas de ensino e aprendizagem, contribuindo para a formação de alunos mais preparados para os desafios do século vinte e um”, explicou.

Com isso, o entendimento é de que, por meio da criatividade, dedicação e compromisso com a qualidade do ensino, os professores conseguem transformar a sala de aula em um ambiente de aprendizado mais dinâmico, engajador e significativo para os alunos.

Diante das premiações feitas e do incentivo às instituições de ensino do município, os organizadores consideram que a parceria entre o Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia, o NRE de Campo Mourão, a Codecam e o Centro Universitário Integrado demonstra o compromisso com a qualidade da educação pública na região.

Lançamento de livro

Durante a cerimônia de entrega do “Prêmio Instituto Integrado de Inovação Educacional 2024”, como forma de incentivar a inovação escolar, aconteceu também o lançamento do livro “Bilingual Schools: uma jornada pela educação”, de autoria de Marcela Ribeiro Antunes.

Livro “Bilingual Schools: Uma jornada pela educação”, de autoria de Marcela Ribeiro Antunes, foi lançado durante cerimônia