Caminhonete com cigarros contrabandeados é apreendida após perseguição policial

Uma caminhonete Toyota Hilux, com cerca de 50 caixas de cigarro contrabandeado, foi apreendida, na manhã deste sábado (18), em uma área rural do município de Luiziana. Ela foi abandonada pelo condutor, que fugiu para uma área de mata próximo ao local e ainda não foi localizado.

O fato foi registrado após uma equipe da Polícia Militar (PM) de Mamborê receber informações de que o veículo estaria carregado de drogas e em uma estrada rural próximo a Juranda, em direção à Mamborê. Na denúncia, também foi informado que, junto com a Hilux, havia uma caminhonete Fiat Strada.

Ao se deslocarem até a localização identificada, próximo à comunidade Sununum, os policiais visualizaram os dois veículos com as características repassadas. Ambos vinham em direção contrária à viatura, sendo que a Strada, que estava na frente da Hilux, passou em alta velocidade pela equipe.

Com isso, a polícia tentou realizar a abordagem da caminhonete que ficou para trás, emitindo sinais sonoros e luminosos da viatura, porém o motorista ignorou a ordem, desviou do carro oficial e tentou bloquear a estrada, passando em alta velocidade em sentido contrário.

O acompanhamento tático aos veículos foi iniciado de imediato, entretanto, como as condições da estrada rural não eram favoráveis e havia muita poeira no ar, as caminhonetes conseguiram acessar uma estrada próximo à entrada de Mamborê, evadindo-se da visão da equipe.

Posteriormente, foi estabelecido contato com o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Campo Morão, repassando a situação. Seguindo com as diligências, a equipe chegou à cidade de Mamborê e, na sequência, adentrou a estrada rural PR–553, que liga o município à Luiziana, chegando até a comunidade Pranchinha.

Após aproximadamente 20 minutos realizando patrulhamentos nas proximidades, os policiais voltaram a avistar a Hilux, que vinha de Mamborê a essa comunidade rural de Luiziana. Ao avistar a viatura, o motorista acelerou o veículo e saiu em alta velocidade, ignorando novamente às ordens de parada da PM.

A perseguição retomou por alguns quilômetros, com apoio da Patrulha Rural. Em determinada altura, o fugitivo saiu da estrada rural e entrou em um lote de plantação colhida, parando o automóvel próximo a uma mata. Sozinho, ele teria abandonado a caminhonete e corrido em direção ao matagal. Foram realizadas diligências na mata e nas imediações, porém o indivíduo não foi localizado.

Dentro da Hilux, os policiais identificaram uma carga contrabandeada de aproximadamente 50 caixas de cigarro. Além disso, no veículo, havia rádio comunicador. Foi constatado, ainda que o chassi do automóvel condiz com o que está registrado no sistema de investigações policiais, no entanto, aparentemente teria sido remarcado. Diante dos fatos, a PM apreendeu o veículo e a carga e os encaminhou à Receita Federal de Maringá.