Caminhada na Natureza movimenta Farol neste domingo

Após ficar 2018 de fora da rota, o município de Farol volta a realizar neste domingo (10) a 2ª Caminhada Internacional na Natureza, Circuito Água da Fonte. A cidade participou pela primeira vez do evento em 2017. Em 2018 também estava na agenda, mas foi cancelado. O percurso terá 13 quilômetros. 

A Caminhada de Farol é uma das mais movimentadas da região, a expectativa é reunir 1 mil participantes, que passarão por trilhas, propriedades rurais, entre outros pontos turísticos no município. A concentração do evento será a partir das 7 horas na comunidade Água da Fonte João Maria para credenciamento, às 7h30 café (opcional a R$ 10,00); 8 horas alongamento e 8h30 início do percurso. O retorno está previsto para as 12 horas, quando será servido almoço (opcional R$ 20,00).

A prefeitura de Farol está dando apoio para a realização do evento, que irá receber participantes de toda a região. “Mais uma vez o nosso município irá receber visitantes de outras cidades. Isto mostra que o nosso trabalho vem sendo bem feito. Estamos conseguindo mostrar para a região o nosso potencial turístico”, falou a prefeita Angela Kraus (PSDB).

A caminhada é organizada pelo Instituto Emater em parceria com o município. O objetivo é divulgar os atrativos turísticos e culturais, buscando agregar valor e renda, melhoria da qualidade de vida dos produtores e caminhantes e interação do público urbano com o rural. Para garantir melhor atendimento a todos, haverá quatro pontos de controle e apoio durante o trajeto. 

De acordo com o gerente regional da Emater de Campo Mourão, Jairo Martins de Quadros, a Caminhada Internacional da Natureza tem atraído muita gente e movimentado a região. “Vem cada vez mais ganhando novos adeptos, mais espaço e mais parcerias na região”, destacou.  Segundo ele, as caminhadas agregam valor e renda na agricultura familiar, uma vez que o almoço e café são servidos por produtores dos municípios. “O público que frequenta estes eventos é diferenciado”, afirmou.

Para participar da caminhada, é obrigatório ao caminhante realizar sua inscrição e portar o crachá durante todo o percurso. O roteiro conta com pontos de controle e apoio. Os circuitos são sinalizados em conformidade com os padrões internacionais. Os caminhantes deverão portar recipiente próprio para água, que será fornecida em quatro pontos estratégicos do percurso e pontos de apoio. 

Conforme o coordenador das caminhadas na região, Clóvis Rosa, das 19  caminhadas programadas para este ano 13 já foram realizadas e três  canceladas (Luiziana, Quinta do Sol e Peabiru). Até o final do ano além de Farol, restam ainda mais duas para serem realizadas: Boa Esperança (24/11), e fechando o calendário, Goioerê (01/12).