Campanha contra aftosa encerra hoje; produtor deve comprovar vacinação

Aberta no dia 1º deste mês, a 1ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa encerra nesta sexta-feira (31) e não será prorrogada. Na região de Campo Mourão, aproximadamente 59,4% do rebanho estavam com a vacinação comprovada até ontem, a meta é vacinar 90% dos animais. Vale lembrar que a comprovação é obrigatória e deve ser feita até hoje sob pena de multa.

As comprovações devem ser feitas no escritório da Adapar em Campo Mourão, prefeituras dos municípios, ou ainda pela internet no site: www.adapar.pr.gov.br. A multa para quem não comprovar em propriedades com até 10 animais é de R$ 956 e a partir de 10 animais R$ 99,00 por animal.

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), núcleo de Campo Mourão, o rebanho de bovinos e bubalinos a ser vacinado na Comcam é de 240.000 mil animais de 0 a 24 meses de idade. Até ontem, cerca de 141.600 cabeças de gado tinham sido vacinadas.

A expectativa é que hoje o dia seja de movimentação intensa no escritório regional da Adapar e nos municípios de produtores para fazer a comprovação da vacina. A movimentação já começou hoje [ontem] de manhã, comentou a veterinária e fiscal da Adapar de Campo Mourão Claudia Gebara.

A baixa comprovação da vacina na região preocupa a Adapar, que acredita que os produtores tenham confundindo o anúncio do fim da vacinação no Paraná já para esta etapa de maio, quando na verdade será em novembro. A retirada da vacinação é só para a campanha de novembro, a etapa de maio continua tudo igual. Talvez os produtores possam ter feito esta confusão, comentou o veterinário da Adapar, Régis Canteri. Ele considera a quantidade de comprovações bastante baixa.

Canteri lembra também que os produtores que não tenham animais em idade vacinal (até os 24 meses de idade) devem obrigatoriamente fazer a atualização do rebanho. Quem não fizer será considerado refratário e está sujeito a multa.

Esta será a última campanha de vacinação contra febre aftosa no Paraná. O estado possui um rebanho de 9,2 milhões de bovinos e búfalos, distribuídos em 178.885 propriedades rurais.