Carreta da Inovação leva ciência e novas tecnologias à população de Peabiru
Após passar pelas cidades de Barbosa Ferraz, Corumbataí do Sul e Mamborê, a Carreta da Inovação chegará agora ao município de Peabiru a partir desta terça-feira (3). A unidade itinerante oferecerá à população oficinas, workshops e treinamentos em áreas como robótica, inteligência artificial e transformação digital.
O veículo é adaptado com sala de aula, mobiliário, televisor, computador e outros equipamentos para uso durante as atividades. O projeto permanecerá no município até sábado (7), com atendimentos das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas de terça a sexta-feira, e no sábado, das 9 às 12 horas. A carreta ficará estacionada na Avenida Dr. Didio Boscardin Bello, na Praça Eleutério Galdino de Andrade, ao lado da prefeitura.
O prefeito de Peabiru, Marcos Lopes, destacou que será a oportunidade de a população realizar cursos de capacitação e participar das atividades que estarão sendo oferecidas até o sábado pelo projeto. “Temos acompanhado a carreta passando por diversos outros municípios vizinhos. Agora chegou a vez de Peabiru. Que nossos moradores aproveitem ao máximo”, destacou, ao comentar que o programa oportuniza a disseminação da inovação e tecnologia nos municípios.
Entre as atrações estão demonstrações de impressora 3D, experiências com óculos de realidade virtual, palestras, cursos e workshops sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo. Desde janeiro, a Carreta da Inovação já visitou mais de 30 municípios. Com dois caminhões equipados com sala de aula, computadores, internet via satélite e estrutura multimídia, o projeto continuará percorrendo o Estado em 2025, com cursos de robótica, inteligência artificial e transformação digital, além de experiências práticas com equipamentos de tecnologia.
Parcerias
O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Unicentro.
Serviço
Mais informações sobre o projeto ou para saber o cronograma, basta acessar o instagram: @inovacaoparana