Com 54 casos e epidemia de dengue, município faz arrastão

Com 54 casos de dengue confirmados e em situação de epidemia da doença, o município de Nova Cantu está reforçando as ações contra o Aedes aegypti. Nesta sexta-feira (8), a secretaria de Saúde estará realizando um arrastão em continuidade aos trabalhos iniciados ontem em toda a cidade. Os trabalhos são para eliminar possíveis criadouros e focos do mosquito. 

Já fizemos este arrastão há 20 dias e foram retiradas 17 caçambas de entulhos da cidade”, falou a secretaria de Saúde do município, Daiane de Oliveira. Ela acompanhou a ação ontem e informou que mais lixos e focos do Aedes foram encontrados nas residências. 

Daiane disse que além de ações de campo, o município tem desenvolvido um trabalho de conscientização da população com distribuição de materiais de orientação, carro de som nas ruas, entre outras atividades. “A população tem que fazer sua parte não adianta hoje nós passarmos na residência e eliminar todos os criadouros e amanhã a população voltar a jogar lixo. Não tem como a Saúde todo dia estar vistoriando os quintais”, falou a secretária. 

Ela disse que o arrastão está sendo realizado em todos os bairros da cidade. “Já estávamos atentos em relação à situação, agora temos que redobrar os cuidados porque o clima está favorecendo a proliferação do Aedes aegypti”, argumentou. 

Além de Nova Cantu, o município de Quinta do Sol, com 22 casos, também está enfrentando uma epidemia de dengue. Além disso, com 14 casos, a cidade de Juranda está em estado de alerta. Para ser considerado em epidemia, o município deve registrar, proporcionalmente, acima de 300 casos por 100 mil habitantes. Nova Cantu tem 5.302 moradores e Quinta do Sol, 4.640. Os casos de dengue aumentaram na região de 58 na semana passada para 85 nesta semana e as notificações de 264 para 309. 

RONCADOR
A situação segue preocupante também no município de Roncador. De acordo com o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRA), a infestação do mosquito atingiu o índice de 3,1%, o que significa médio risco para um possível surto da doença. Em setembro o índice era de apenas 0,8%.

Em Roncador, as ações de prevenção começaram nos primeiros meses do ano com a prefeitura realizando a operação “Cidade Limpa”. A ação é desenvolvida tanto na sede do município quanto no distrito Alto São João. Também foram promovidas campanhas de conscientização nas escolas, envolvendo alunos e professores durante todo o ano letivo. Além de notificação dos proprietários de terrenos baldios.

“As ações de prevenção não podem ser interrompidas, pois com a chegada do período chuvoso há um aumento na proliferação do mosquito, por isso é tão importante manter a redução dos possíveis criadouros”, destacou a prefeita da cidade, Marília Perotta Bento Gonçalves.