Com restrições, Barbosa Ferraz também libera reabertura do comércio

O prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi (Cidadania), autorizou o funcionamento do comércio a partir desta segunda-feira (6), mas impôs várias restrições. O decreto, segundo o gestor, foi encaminhado antes para análise do Ministério Público da cidade. É o nono município da região a autorizar o funcionamento das lojas. 

“Antes de abrirem é importante os comerciantes verificarem se estão autorizados pelo decreto e sigam as regras para abertura.  Quem abrir e não seguir as recomendações terão problema depois com a prefeitura e o Ministério Público”, avisou Miliossi.

O gestor pediu a idosos, entre outras pessoas mais susceptíveis ao Coronavírus (Covid-19), que só saiam de casa em caso de urgência e se forem sair, que faça preferencialmente o uso de mascara. “Temos também o domingo de Páscoa, muitas pessoas vão querer vir para Barbosa visitar familiares e é aí que está o perigo porque não sabemos quem está contaminado. Então fiquem em casa e deixem visitas para outra hora”, pediu. 

Exigências
Entre as exigências, o decreto determina disponibilização de álcool em gel para funcionários e clientes; higienização constante dos estabelecimentos com intervalo máximo de três horas; manter locais de circulação com sistemas de ventilação; disponibilizar kit de higienização de mãos nos sanitários de clientes e funcionários; evitar filas ou aglomeração de pessoas no interior dos estabelecimentos; disponibilizar máscara a clientes e funcionários; entre outras.

Os estabelecimentos devem ainda limitar somente a entrada de até duas pessoas por família; limitar a quantidade de materiais essenciais que configure formação de estoque; e manter informações de prevenção e orientações aos consumidores. Bares e lanchonetes não poderão  disponibilizar local para consumo de bebida no estabelecimento e oferecer o serviço de delivery, ou que cada cliente busque no local. Restaurantes poderão servir comida no local, desde que reduza a capacidade de atendimento com as mesas a um metro uma da outra. Barbearias e salões só poderão funcionar com prévio agendamento de horário.

A prefeitura manteve a suspensão de eventos que gere aglomeração,  como festas; bailes; exposições; leilões; festas religiosas e culturais; apresentações artísticas; entre outras. O não cumprimento das medidas poderá acarretar em multa no valor de R$ 500,00, o dobro em caso de reincidência, e cassação do alvará do estabelecimento. Fiscais da prefeitura garantirão o cumprimento das medidas.