Comcam já foi contemplada com R$ 1 milhão para o projeto “Renda Agricultor Familiar”

O projeto “Renda Agricultor Familiar”, do programa Família Paranaense, vem mudando a vida de milhares de famílias da agricultura familiar na região de Campo Mourão. Famílias em situação de vulnerabilidade social estão resgatando sua dignidade através da iniciativa, melhorando significativamente a qualidade de vida.

O coordenador do projeto na Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), que gerencia o programa Família Paranaense, Everton de Oliveira, comemora os bons resultados do programa na Comcam. Segundo ele, até o momento foram mais 400 famílias atendidas com investimentos de cerca de R$ 1 milhão. Recursos do Estado e de contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

“O projeto foi premiado em 2019 como vencedor do Prêmio SESI ODS, por contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, destacou Oliveira, com comentar que a iniciativa está contribuindo para melhorar a qualidade de vida de milhares de agricultores familiares na região da Comcam.  

Um exemplo acontece em Roncador, onde 71 famílias em situação de vulnerabilidade social, vêm sendo atendidas pelo projeto que é desenvolvido em parceria com o IDR – Paraná e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

No município, o projeto contempla investimentos em diversas atividades como construção ou melhorias de banheiros, compra de caixa de água, implantação de horta, investimentos em estrutura para chiqueiro e galinheiro, aquisição de animais como porcos, galinhas, novilhas, produção de mel, plantio de milho, entre outros. A extensionista do IDR local, Marinalva Oliveira comentou que após a implantação da iniciativa as famílias tiveram melhorias significativas na qualidade de vida.

O Projeto

O Projeto ‘Renda Agricultor Familiar’ executado pelo IDR – Paraná faz parte das ações do programa Família Paranaense que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de famílias do meio rural que se encontram em vulnerabilidade social. Para isso, transfere um auxílio financeiro às famílias para ser investido em atividades agrícolas ou não agrícolas que gerem renda, produção para o autoconsumo e saneamento básico.

O IDR – Paraná, instituto de desenvolvimento rural do Paraná, Iapar-Emater, tem como papel selecionar as famílias em conjunto com os Comitês locais existentes nos municípios, realizar visitas às famílias para identificar suas necessidades e demandas, disponibilizar serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural através da elaboração e o acompanhamento dos projetos das atividades a serem desenvolvidas pelas famílias. 

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de atividades produtivas que possam contribuir às família para saírem da linha de pobreza. A elaboração dos projetos é realizada por extensionistas da Emater em conjunto com a família e pode abranger atividades em três áreas: saneamento básico como a construção de banheiro e proteção de fontes; produção para autoconsumo e apoio a processos produtivos como geração de renda, por meio de atividades agrícolas e não-agrícolas.