Comcam tem 25 casos de dengue e 135 notificações; cuidados devem ser redobrados

A Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) está com 25 casos confirmados de dengue, sendo 16 autóctones (transmitidos no próprio município) e 135 notificações. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), divulgados nessa terça-feira (2). Os números fazem parte do novo ciclo epidemiológico da doença, iniciado no dia 28 de julho.

De acordo como boletim os municípios com casos de dengue são Barbosa Ferraz (1); Boa Esperança (1); Fênix (1); Janiópolis (2); Juranda (9); Moreira Sales (2); Nova Cantu (4); Peabiru (1); e Quinta do Sol (4). A chefe de seção da Vigilância Sanitária da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Alessandra Granado, observa que a população deve intensificar as medidas preventivas para se evitar a dengue. Os cuidados devem ser redobrados pelos moradores, alertou.

A preocupação, segundo ele, é que a mudança da estação, com dias quentes e a previsão de que seja um período chuvoso, cria um ambiente propício para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Pedimos a população que fique atenta e verifique os locais que possam se transformar em criadouros do mosquito, ressaltou.

O levantamento realizado nos municípios, no período de 1 de julho a 15 de setembro, mostra que 73% dos criadouros são encontrados em imóveis domiciliares e comerciais e ainda são passíveis de remoção, como vasos de plantas com pratinhos que acumulam água, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, pequenas fontes ornamentais, materiais que ficam armazenados a céu aberto em depósitos de construção, pneus e sucatas.

De acordo com os dados divulgados pela Sesa, o Paraná tem 524 casos confirmados de dengue. São 407 casos autóctones, ou seja, as pessoas contraíram a doença no município onde moram, e 19 casos são importados, as pessoas se infectaram fora do município de domicílio.

O boletim também registra que 10 municípios estão em situação de alerta para a dengue. Os municípios nesta situação são: Lindoeste, Douradina, Jesuítas, Indianópolis, Santa Isabel do Ivaí, São Carlos do Ivaí, Floraí, Flórida, Florestópolis e Uraí. O Paraná totaliza 4.375 casos notificados.

Em casos suspeito de dengue, a orientação é que o paciente busque atendimento de saúde logo que apresentem os primeiros sintomas que são febre acompanhada de dor de cabeça, dor articular, dor muscular e dor atrás dos olhos ou mal-estar geral, alertou Alessandra.