Programa vai investir R$ 200 mil na recuperação de microbacia em Iretama

O Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), vai investir cerca de R$ 200 mil na recuperação da microbacia da comunidade Pinhalzinho, no município de Iretama.

O investimento irá beneficiar mais de 40 produtores rurais da localidade. Os trabalhos já estão em andamento e devem ser concluías até o fim deste mês. Em contrapartida o município assumiu o compromisso de readequar as estradas rurais, interligando o sistema de conservação de solo e água das estradas ao das propriedades rurais.

A recuperação das estradas irá garantir o escoamento da produção agrícola e vai oferecer mais segurança para o transporte escolar, além de beneficiar usuários e moradores em todas as vias de acesso e internas da microbacia.

É com muito esforço e parceria com o governo do estado que estamos conseguindo executar esse projeto na microbacia do Pinhalzinho. Com isso, estamos contribuindo para a agropecuária do nosso município, melhorando a qualidade de vida no meio rural, falou o prefeito do município, Wilson Carlos de Assis.

O PROGRAMA

O Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), tem como objetivo recuperar e manter a capacidade produtiva dos recursos naturais, com base na gestão de microbacias hidrográficas.

O programa tem uma estrutura multiorganizacional, cabendo ao Instituto Emater as funções de liderança na organização dos comitês gestores regionais e locais, na seleção das microbacias a serem trabalhadas, na organização das consultas públicas, encaminhamento das demandas e orientação técnica aos agricultores.

Os objetivos são melhorar a qualidade de vida das populações rural e urbana dos municípios através da promoção de uma agricultura sustentável por meio da gestão integrada dos recursos naturais solo, água e biodiversidade, em microbacias; e reconhecer que o agricultor, ao cuidar das riquezas ambientais do meio rural, se transforma no guardião da qualidade de vida em suas comunidades.