Confirmado 1º caso positivo de dengue em Roncador

Foi confirmado na tarde de quinta-feira (5), o primeiro caso de dengue em Roncador. A pessoa infectada esteve no município vizinho de Nova Cantu, que está com epidemia da doença, por isso trata-se de um caso importado. A equipe da Secretaria de Saúde adotou os procedimentos de praxe para o caso e alerta a população, principalmente sobre o uso de repelentes e limpeza dos quintais.

O mais recente Levantamento Rápido de Índices de Infestação (LIRA) em Roncador constatou um índice de 3,1 por cento, o que significa médio risco para um possível surto da doença. Em setembro o índice era de apenas 0,8, dentro do que preconiza o Ministério da Saúde.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Simone Gonçalves, em Roncador as ações de prevenção começaram nos primeiros meses do ano com a Operação Cidade Limpa que promoveu limpeza nas ruas e avenidas da cidade e distrito Alto São João. Também foram realizadas campanhas de conscientização nas escolas, envolvendo alunos e professores durante todo o ano letivo, além de notificação dos proprietários de terrenos baldios.

“As ações de prevenção são constantes e foram reforçadas, pois com a chegada do período chuvoso há um aumento na proliferação do mosquito e ainda temos município vizinho com epidemia. Por isso é necessário a colaboração da população na eliminação de possíveis criadouros, porque o poder público não dá conta sozinho”, alertou a secretária.
 
Em todo o Brasil, houve um aumento de mais de 300 por cento nos casos de dengue em 2019 e o alerta é reforçar a parceria entre poder público e comunidade, já que o lixo doméstico ainda é o principal tipo de criadouro do Ades aegypti.   

Conscientização

Como parte do trabalho de conscientização, foi realizada na terça-feira (04), na  Câmara de Vereadores de Roncador, a premiação do 2º Concurso de Desenho da Campanha de Combate à Dengue. Oito escolas da rede municipal, estadual e privada participaram.

Segundo a secretária de Saúde, foram premiadas todas as escolas participantes, com a seleção de um desenho de cada uma. Os dois mais votados serão estampados em camisetas, cartazes e outros materiais gráficos para se tornar símbolo oficial da campanha para o próximo ano.

As atividades envolveram vários eventos com objetivo de alertar a população sobre a necessidade de combater o mosquito.  “Embora o índice da doença seja médio risco no município, é importante não descuidar porque municípios vizinhos estão em situação de epidemia”, explicou a secretária.
 
Ela também ressaltou ainda a importância da participação das escolas na campanha. “Por meio dessas ações conseguimos criar o habito em nossas crianças de verificar e eliminar os criadouros aonde convivem”, concluiu.