Davi Fávaro assina declaração pública em que abre mão de reeleição se eleito

O vereador Davi Fávaro (PL), 57 anos, candidato a prefeito em Araruna, assinou nesta semana, em cartório, uma declaração pública em que afirma abrir mão da reeleição se eleito. Com isso, o candidato assume o compromisso com a população de comandar a prefeitura somente por uma gestão, ou seja, quatro anos apenas. Seu candidato a vice-prefeito éo também vereador Wagner Malaco (PL).

“Se eleito for não disputarei a reeleição para o cargo de prefeito tendo em vista que compartilho como ideal que quatro anos é mais do que suficiente para implantar e executar uma administração competente, visando atender todos os anseios da população”, disse Fávaro na declaração assinada em cartório.

O candidato afirmou entender que o direito de reeleição dos chefes de Executivo fere os princípios de alternância no poder e de competição  política devido ao ‘uso político da máquina pública’. “A reeleição estabelece um incentivo à personalização do poder e, principalmente à perpetuação de pessoas ou grupos no poder, que são muito nocivas a democracia e ao bem comum da sociedade”, ressaltou Fávaro, ao comentar que o exemplo do prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli, deveria servir de inspiração para todos os políticos do Brasil.

“Mas não adianta apenas falar. É preciso colocar em prática seus ideais. E é exatamente isto que estou fazendo neste momento”, disse, ao ressaltar ser contra a reeleição. Ainda segundo Fávaro, desde que conversou com sua família sobre sua candidatura a prefeito, já firmou compromisso com ela de que seria prefeito só por quatro anos caso eleito.

Vantagens injustas

O morador de Araruna e empresário, Rodolfo Otávio Genaro, 36, que é contra a reeleição de candidatos elogiou a iniciativa. “Independente de quem seja o candidato eu só voto nele uma vez. Não aceito reeleição”, destacou. Ele disse acredita que quatro anos são suficientes para o prefeito fazer um bom trabalho. “A reeleição propicia vantagens injustas ao candidato que está no poder pelo fato dele estar com a máquina pública nas mãos”, ressaltou.

Araruna é uma cidade que ficou conhecida na região por não reeleger prefeito. Nos últimos 20 anos não teve reeleição. Além de Fávaro, a cidade tem como candidato à prefeitura também o atual prefeito, Leandro Cesar de Oliveira (Cidadania), que disputa a reeleição e um total de 73 candidatos a vereador para 9 cadeiras.