Defesa Civil encaminha 3 mil telhas para atingidos por granizo em Moreira Sales

A Defesa Civil do Paraná encaminhou nesta quarta-feira (27), três mil telhas de eternit para atender famílias atingidas pela forte tempestade de granizo em Moreira Sales, no último sábado (23). Pelo menos 70 casas tiveram os telhados danificados pelas pedras de gelo, segundo levantamento da prefeitura. As comunidades de Paraná do Oeste e Vila Gianelo foram as mais atingidas. Houve danos na sede do município e zona rural também.

O prefeito da cidade, Rafael Brito do Prado (MDB), está em Curitiba acompanhando de vereadores e fez o anúncio da entrega dos materiais. Segundo ele, nesta quinta-feira (28) de manhã as telhas estarão sendo entregues às famílias atingidas, que fizeram o cadastro na Ação Social.

“Iniciaremos a distribuição no dia de amanhã de acordo com as casas que foram feitos o levantamento. Quero agradecer o empenho da nossa equipe municipal que organizou toda documentação, o governador Ratinho Júnior, deputado Romanelli e os coronéis Fernando e Melo que nos atenderam com agilidade”, disse o gestor.

Ele acrescentou está em trativas com o Governo Federal para a liberação de mais recursos para complementar a compra de mais telhas para atender todas as famílias atingidas. “Queremos atender 100% da demanda, para isso precisamos do apoio do Governo Federal também”, ressaltou.

A chuva de sábado causou estragos em vários municípios da Comcam. Em Goioerê, várias árvores caíram e pelo menos 10 casas também foram danificadas. A queda de uma árvore de grande porte no cemitério municipal danificou pelo menos 10 túmulos.

Em Farol, o prefeito Oclecio Meneses (Podemos) decretou situação de calamidade pública devido os prejuízos causados pelo temporal. Várias famílias na cidade foram atingidas. “Estamos atuando para socorrer todas as famílias atingidas. Ninguém ficará sem ajuda”, falou ele.

Conforme a Copel, o temporal do fim de semana foi o mais grave já enfrentado pela companhia. A Assessoria de Comunicação informou em nota, à TRIBUNA, que técnicos seguem em campo. “Desde às 18 horas de ontem [terça-feira] conseguimos reduzir em mais 40% o número de unidades consumidoras que estavam desligadas em decorrência do temporal do último final de semana. Os trabalhos continuam para buscar a normalização dos serviços para 12 mil imóveis que seguem desligados, dos quais 9 mil estão localizados na região Noroeste do Estado”, informou.

Segundo a companhia mais de 1.600 postes da rede foram quebrados pelo forte vendaval. Na região, houve queda de granizo e ventos fortes também em Araruna, Mamborê, Rancho Alegre D’Oeste, e Boa Esperança. Em Campo Mourão, o grande volume de água alagou a estação de tratamento de água da Sanepar no Rio do Campo, no Lar Paraná, prejudicando na segunda-feira o abastecimento de água em algumas localidades.