Engenheiro Beltrão instala unidade de transbordo e desativa aterro sanitário
Já está em funcionamento em Engenheiro Beltrão a unidade de transbordo de todo lixo orgânico (doméstico) produzido na cidade e distritos. Com a implantação do sistema, na antiga granja, onde também abriga o barracão de coleta seletiva, os resíduos coletados na cidade são levados até a unidade pelo caminhão compactador e despejados em duas caçambas basculantes.
A cada dois dias, uma empresa de Londrina faz o recolhimento levando os resíduos para a destinação final. A desativação dos lixões a céu aberto, foi determinada por lei em 2020 no Congresso Nacional. Ou seja, todos os municípios brasileiros são obrigados a alterar o plano de destinação do lixo doméstico, eliminando o sistema de lixões.
A administração municipal de Engenheiro Beltrão, atendendo a determinação dos órgãos competentes, construiu uma área adequada para facilitar a chegada e saída dos caminhões com o lixo. Nos próximos dias será feita a cobertura do local.
O prefeito Júnior Garbim esteve visitando o local e comentou que a partir de agora todo lixo doméstico produzido em Beltrão será levado para Londrina, para a correta destinação, como exige a lei. “A partir de agora todo lixo doméstico produzido em Engenheiro Beltrão será levado para essa área de transbordo e depois transportado para Londrina, pela empresa vencedora da licitação. Estamos nos adequando à lei, que é federal, ou seja, todos os municípios brasileiros são obrigados a acabar com os lixões a céu aberto e construir uma área que atenda as exigências dos órgãos competentes, no nosso caso o Instituto Água e Terra (IAT)”, explicou o prefeito.