Ex-prefeito de Farol, Gilmar Cardoso, é eleito membro da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil

O ex-prefeito de Farol, advogado e poeta Gilmar Cardoso, membro do Centro de Letras do Paraná, fundador da cadeira nº 01 da Academia Mourãoense de Letras, foi eleito para integrar uma cadeira na Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (Acilbras), entidade cultural e literária fundada em 2014. A Acilbras tem sede em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Cardoso será agraciado com medalha oficial e outorga do diploma de membro efetivo titular. Sua posse será na Câmara de Vereadores de Volta Redonda, Rio de Janeiro, nos próximos dias.

O anúncio da escolha pela diretoria executiva foi feito pelo atual presidente da Academia, comendador Maestro Armando Caaraüra, historiador, compositor, instrumentista e escritor pernambucano. “Me sinto honrado pela distinção e pelo convite oficial para ser membro desta conceituada academia que reúne valorosos parceiros e incentivadores culturais pelo Brasil afora, liderados pelo talento e competência reconhecidos do presidente Maestro Caaraüra”, comentou Cardoso.

A cadeira a ser ocupada pelo poeta terá como Patrono o também poeta paranaense, de Curitiba, Daniel Maurício, natural de Jaguariaíva. Membro do Centro de Letras, da Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia – AVIPAF; membro da Academia Brasileira de Letras e Artes Virtuais, e também confrade da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil.

A Acilbras

A Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil reúne personalidades dos setores da arte, cultura e ciência jurídica do Brasil e do exterior. Tem um acervo com cerca de cinco mil livros, tendo como missão a publicação dos trabalhos literários de seus acadêmicos, faz edição de livros, exposição de artes plásticas, além da valorização da literatura e música nacional, dentre outras atribuições.

A Acilbras conta com acadêmicos em diversas regiões do Brasil e também desenvolve projetos de coreografia e música no próprio auditório da entidade, com aulas gratuitas e professores voluntários. A academia está localizada na Rua Assis Chateaubriand, nº 48, primeiro andar, no bairro Aterrado.

O presidente Comendador Armando Caaraüra – autor de oito livros – destaca que para fazer parte da academia o indicado precisa possuir reconhecido valor literário-musical, bagagem intelectual, além de um perfil que o capacite para fazer parte do elenco. “A entidade é inspirada nas academias de arte e ciência da Europa como as de Lisboa, Paris e da Dinamarca”, explica.

Atualmente são realizados dois eventos anuais na Câmara Municipal de Volta Redonda (RJ) onde são oficializadas as posses dos novos diplomados. As reuniões são realizadas às terças-feiras à noite. Sarau são apresentados no programa Fala Sério com o embaixador cultural Carlos Mambucaba e ao vivo pelo YoTube.

A Academia é um ambiente que propõe trocas intelectuais, mas de acordo com o estatuto, para candidatar-se a uma vaga é preciso, além de ser brasileiro, ter publicado obras de “reconhecido mérito” ou livros de “valor literário”. Nesse caso, os interessados enviam cartas ao presidente se candidatando. A outra possibilidade de ingressar na Academia é ser convidado pelos membros.