Farol define programação de aniversário com shows e rodeio

O prefeito de Farol, Oclecio Meneses (PODE), divulgou a programação oficial da festa de aniversário de Farol, que este ano comemora 29 anos de emancipação político administrativa. O aniversário é 23 de junho.

A programação prevê três dias de festa – 23, 24 e 25 próximos – com várias atrações, como shows artísticos, rodeio, prova dos três tambores e praça de alimentação. De acordo com Meneses, a Expofar 2022 será aberta no próximo dia 23, às 20 horas, no Parque de Exposições da cidade.

Na abertura da programação haverá show com a dupla sertaneja Teodoro e Sampaio. A festa prossegue no dia 24 com apresentação da dupla Dipaulo e Paulino e dia 25, com Ana Castela, a Banda. Também nos dias 24 e 25, o evento terá ainda como atração a prova dos Três Tambores e Rodeio, com narração de Cleydson Rodrigues.

“Estamos vindo de dois anos praticamente ‘presos’ em casa por conta da pandemia da Covid-19. Este ano, graças a Deus, com o avanço da vacinação a situação pode-se dizer controlada, o que está nos permitindo a realizar esta grande festa de aniversário. Podemos dizer que está simbolizando um recomeço para a cidade de Farol”, falou o prefeito.

Ele lembrou das vítimas da Covid-19 na cidade. “Infelizmente perdemos vidas no município assim como aconteceu em todas as demais cidades da região e do Paraná. A estas famílias enlutadas, fica o nosso respeito e sentimentos”, lamentou Meneses.

O gestor disse que a festa será realizada após uma programação bastante minuciosa por parte da administração municipal. “Estamos fazendo tudo com os pés no chão. Para isso, economizamos sem prejudicar os serviços à população. A festa será realizada dentro do nosso orçamento, sem prejudicar a cidade. Acredito que após um período nebuloso da pandemia, nossa população merece esta confraternização”, frisou.

O prefeito espera visitantes de outras cidades da região para celebrar a programação festivas dos 29 anos da cidade. “Toda região será bem vinda a Farol para confraternizar conosco”, ressaltou.

A colonização de Farol ocorreu a partir de 1938, pelo pioneiro Silvério Quintino Ribeiro, na comunidade rural de Alto Boa Vista e em meados de 1942, quando chegaram à região, vindas do Sul do Estado, as famílias de Manoel Soares de Lima e Antonio Dutra.

Os pioneiros derrubaram a mata onde hoje se localiza a sede municipal de Farol. Em 1948 já existia um pequeno povoado, que ganhou o nome de Pinhalão D’Oeste, denominação efetivamente geográfica. Em 1955, a comunidade foi elevada à categoria de distrito de Campo Mourão, com a denominação de Farol. A origem do nome deve-se ao fato do cruzamento das estradas de Campo Mourão/Farol (Pinhalão D’Oeste), e Campo Mourão/Boa Esperança (Barreirão)/Arapuá (Barreirinha)/Janiópolis (Pinhalzinho).

Contam os pioneiros que no entroncamento destes caminhos às margens do atual Rio Farol, existia uma placa de indicações dos principais rumos a tomar, como se fosse um farol para os navegantes se orientarem nas direções devidas, o que originou o nome Rio Farol, e depois município de Farol.

Em 1989 foi constituída uma comissão pró-emancipação, presidida por Gentil de Lima Costa e, em 23 de junho de 1991 aconteceu o plebiscito, onde a população aprovou a proposta de tornar o distrito em município. A data do plebiscito foi escolhida para marcar o aniversário, embora a lei estadual criando o município tenha sido aprovada em 25 de outubro. A instalação oficial ocorreu em 1º de janeiro de 1993. Conforme estimativa de 2021, do IBGE, a cidade tem 2.995 habitantes. O primeiro prefeito do município foi Gilmar Cardoso.