Fefosol passa a integrar calendário turístico oficial do Paraná

O Festival de Folclore de Quinta do Sol (Fefosol) passou a integrar o calendário turístico oficial do Estado do Paraná. O Projeto de Lei nº 634/2024, de autoria do deputado estadual Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), foi aprovado nas sessões dos dias 23 e 24 de junho.

Antes de ir a votação em plenário, o projeto já havia sido analisado e aprovado pela Comissão de Cultura da Alep. Segundo Curi, a proposta tem como objetivo valorizar e divulgar as festas regionais, fomentando o turismo no Estado. “A cidade se tornou, por lei, a Capital do Folclore no Paraná. Anualmente, o Fefosol atrai grupos de várias partes do Brasil que participam do Festival, gerando o turismo e gerando renda com a movimentação da economia local”, afirmou o deputado.

Criado pelo professor Lucinei Carneiro, o Fefosol é considerado referência no cenário cultural popular e é o único festival do gênero no Estado. Inicialmente, o evento reunia grupos escolares da região em um único dia no Ginásio de Esportes Ivan Carlos Lopes. A partir de 2008, passou a receber grupos de outros estados e, em 2010, foi transferido para a praça Gentil José Soares, ganhando mais dias de apresentações. Em 2014, voltou ao ginásio e, desde 2018, é realizado no Centro de Eventos Osvaldo Silva.

O crescimento do festival e o trabalho do Grupo Pôr do Sol, que representa o município em eventos pelo Brasil e no exterior, consolidaram Quinta do Sol como a “Capital Paranaense do Folclore”, por meio da Lei Estadual nº 19.662, de 20 de setembro de 2018. O Fefosol tem como lema: “O encontro da cultura popular” e é promovido pela Associação de Pesquisa e Projeção Folclórica Pôr do Sol, com apoio da prefeitura e patrocinadores.