Feirantes recebem equipamentos do projeto “Coopera Paraná”

Pelo menos cerca de 30 famílias da agricultura familiar de Barbosa Ferraz, pertencentes a Associação dos Feirantes de Barbosa Ferraz (AFEIBARF), receberam equipamentos do projeto do Governo do Estado, “Coopera Paraná”, executado pelo IDR-Paraná.

Os equipamentos foram pleiteados junto a Secretaria de Estado e do Abastecimento, e incrementarão a feira local. Entre eles estão dois mini tratores, uma semeadeira, balanças, além de mesas e cadeiras. 

O agricultor Edson Lopes, um dos beneficiados, disse que os equipamentos facilitarão o manejo do solo, diminuindo em cerca de 80% o serviço bruto. “No meu caso toda incorporação do esterco era manual, ou com auxílio de um motocultivador pequeno que não alcançava grande profundidade, então se fazia muita força para pouco resultado prático. Mas agora com esses equipamentos será descanso até para a velha enxada”, comemorou Lopes.

O extensionista local do IDR-PR, Marcelo Agenciano, disse que como os equipamentos são itens que contemplam toda cadeia produtiva da feira; como a semeadeira que será utilizada porteira adentro, até as balanças, o impacto do projeto será sentido de imediato pelos beneficiados. “O agricultor ganhará agilidade na produção no campo e também trará novos clientes para a feira, pois agora teremos inclusive mais 20 mesas e 80 cadeiras novas para quem for tomar aquele caldo de cana com a família”, frisou.

No município, o projeto é denominado como “Circuito Curto de Comercialização: Aquisição de Equipamentos Utensílios Coletivos para os Feirantes de Barbosa Ferraz”. O objetivo é fortalecer a produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar local. “E aos poucos estamos alcançando os objetivos”, ressaltou Agenciano. 

Segundo ele, o projeto reforça a importância de as associações estarem com a documentação em dia. Além disso, a união de pequenos agricultores soma muito para os resultados. “Interessados podem procurar o IDR Paraná de Barbosa Ferraz que receberão suporte para se organizarem em associações e nos próximos projetos também ter condições de participar”, frisou.

Serviço

A feira do produtor de Barbosa Ferraz é realizada sempre no segundo sábado de cada mês na avenida principal da comunidade de Ourilândia com alguns associados. Já às terças e sextas-feiras, é realizada entre 15h30 e 19h30 no barracão da associação, na sede do município. A ideia é tornar a feira itinerante, ou seja, em várias localidades.