“Foi assustador”, diz prefeito de Farol sobre tempestade de granizo

A forte tempestade acompanhada de vento e granizo, durante o fim de semana, causou estragos e deixou prejuízos em municípios da região. As cidades mais atingidas foram Farol, Goioerê, e Moreira Sales. O temporal atingiu também Campo Mourão, mas não houve estragos. Em Ubiratã, as rajadas de ventos chegaram a quase 100 km/h. Farol enfrentou a falta de energia elétrica durante todo o domingo. Com isso, moradores ficaram também sem o fornecimento de água. Os serviços só foram restabelecidos cerca de 24 horas após o temporal, informou o prefeito da cidade Oclecio Meneses (Podemos). “Foi um temporal assustador”, resumiu. Ele disse emocionado que nenhuma família afetada ficará desamparada.

“Várias famílias ficaram vulneráveis. Colocamos nossas equipes de Obras, Ação Social, e Saúde à disposição de todos que foram atingidos. Estamos correndo para dar assistência para socorrer estas famílias. Foram várias casas danificadas. Mas o mais importante é que estamos preparados para atender estas famílias. O momento é muito difícil, mas nenhuma família vai ficar desamparada na nossa cidade”, ressaltou.

O prefeito orienta moradores afetados a procurarem a Ação Social para fazer o cadastro para receber ajuda do município. A prefeitura está auxiliando as famílias mais vulneráveis com a distribuição de telhas. A Defesa Civil está fazendo um levantamento detalhado da quantidade de famílias atingidas no município. Mas segundo o prefeito muitas casas tiveram os telhados danificados pelas grandes pedras de gelo e ventos fortes.

Em Goioerê, várias árvores caíram e pelo menos 10 casas também foram danificadas. A queda de uma árvore de grande porte no cemitério municipal danificou pelo menos 10 túmulos. “Assim amanheceu a nossa cidade após o temporal”, falou o prefeito Betinho Lima (PSD), ao mostrar árvores e postes rebaixados da iluminação pública caídos na avenida central da cidade.

Já Moreira Sales, que foi severamente atingida na semana passada por fortes ventos, voltou a ser bastante afetada agora pelo granizo. De acordo com a Defesa Civil 70 casas ficaram danificadas. As comunidades de Paraná do Oeste e Vila Gianelo foram as mais atingidas. Ainda na noite de sábado o prefeito da cidade, Rafael Brito do Prado (MDB) acompanhou a situação junto com equipes da Defesa Civil. “Estamos atuando para socorrer todas as famílias atingidas”, ressaltou.

Na região, houve queda de granizo e vento forte também nas cidades de Araruna, Mamborê, Rancho Alegre D’Oeste, e Boa Esperança. Em Campo Mourão, as pedras de gelo foram registradas em alguns bairros, como Lar Paraná, Aeroporto e Santa Cruz.