IAT distribuiu 33,5 mil mudas de árvores na região

O escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) distribuiu 33,5 mil mudas em Campo Mourão e região durante a comemoração do Dia da Árvore. A ação fez parte do programa Paraná Mais Verde, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. 

A distribuição ocorreu na sede do IAT em Campo Mourão no fim de semana e na segunda e terça-feiras. No próximo sábado e domingo serão distribuídas mais 500 mudas no Parque do Lago. “Atingimos nosso objetivo”, disse o chefe do escritório do IAT, Fabiano Viudes. Ele acrescenta que a maioria das mudas é de espécies frutíferas, como gabiroba, cereja, pitanga, ingá, palmito e alecrim.

 “No ano passado distribuímos mudas nas escolas, mas este ano, em razão da  pandemia, optamos por distribuir aqui na sede e no Parque do Lago”, justifica o chefe do IAT. Ele ressalta que todas as ações são cercadas de cuidados, com uso de máscaras e higienização com álcool em gel. 

Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, o principal objetivo das ações é promover a sustentabilidade no Estado. “O Paraná é o estado que mais produz e distribui árvores nativas, com foco na preservação e recuperação de áreas degradadas”, afirmou.

O meta do IAT é promover a restauração de 506,23 hectares com mudas produzidas nos 19 viveiros mantidos do Estado. No viveiro de Engenheiro Beltrão, segundo Viudes, são produzidas 300 mil mudas por ano. O Paraná produz cerca de 100 espécies nativas, inclusive as ameaçadas de extinção como Imbuia, Araucária e Peroba Rosa.