IBGE em Campo Mourão prepara o Censo Demográfico 2020 na região

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), escritório regional de Campo Mourão, está preparando o Censo Demográfico 2020, que será realizado a partir do segundo semestre do próximo ano. Conforme o coordenador de área do IBGE no município, Marcos Vinicius Vicente, equipes do Instituto estão visitando municípios da região para fazer a atualização dos mapas.

O levantamento faz parte de um planejamento de trabalho em que as equipes verificam a implantação de novos loteamentos, por exemplo, ou criação de ruas e logradouros para os registros. Temos imagens por satélite também, muitas coisas conseguimos ver pelas imagens em alguns municípios, mas em alguns casos temos que ir a campo já que dependendo o município as imagens de satélite não são muito boas, falou.

A partir da metade deste ano, Vicente informou que percorrerá as prefeituras solicitando também a disponibilidade de salas que servirão como base dos recenseadores. Como o IBGE não tem condições orçamentária de alugar salas em todos os municípios vamos solicitar estas estruturas às prefeituras já dando uma previsão de quando vamos precisar e quando vamos entregar de volta, disse. Estes espaços serão utilizados como ponto de coletas.

Uma novidade a partir deste ano, é que o IBGE de Campo Mourão passou a responder também pelos 11 municípios da regional de Goioerê, após o fechamento da agência do Instituto na cidade, aumentando para 22, o número de cidades atendidas pelo escritório de Campo Mourão. Apenas as cidades de Iretama, Roncador e Terra Boa, que são da Comcam, não pertencem à agência de Campo Mourão, disse o coordenador. O atendimento as cidades da regional de Goioerê já vem sendo feito desde março.

O último Censo Demográfico foi feito há 10 anos – em 2010. O levantamento apontou na época uma população regional na Comcam de 332 mil habitantes. Vicente comentou que o Censo 2010 é bastante aguardado principalmente pelas prefeituras dos municípios, já que os números impactam diretamente no percentual do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Deveríamos ter a contagem em 2015, mas o Governo Federal não fez por conta do corte de verbas, falou. Segundo ele, é sempre realizada uma contagem na metade de cada década porque a realidade pode mudar bastante neste período nos municípios.

Contratações

O coordenador informou que o governo federal publicou nessa segunda-feira (6) portaria que autoriza o IBGE a contratar até 234.416 trabalhadores temporários para trabalhar no Censo Demográfico 2020. Os profissionais poderão ser contratados a partir de janeiro de 2020, mediante processo seletivo cujo edital deverá ser publicado em até 6 meses.

O prazo de duração dos contratos será de 1 ano, mas poderão ser prorrogados, com base nas necessidades de conclusão das atividades. O valor das remunerações ainda será definido pelo IBGE. As Vagas previstas pelo Instituto são: coordenador censitário de subárea1 (600); coordenador censitário de subárea 2 (850); agente censitário operacional (1.760); supervisor (4); agente censitário municipal (6.100); agente censitário supervisor (23.578); codificador censitário (120); recenseador (196.000); supervisor PA (1.304); recenseador PA (4.100). As contratações abrangem a região da Comcam, mas o número ainda não foi definido. Ainda não há um quantitativo definido, ressaltou Vicente.