IDR-PR e município de Roncador promovem encontro regional sobre criação de caprinos e ovinos

O IDR-Paraná e o município de Roncador promoveram encontro regional sobre a caprinovinocultura. O evento, realizado nesta semana, contou com a presença de criadores de caprinos e ovinos das cidades de Iretama e Mato Rico. Foram promovidas reuniões e visitas técnicas em propriedades. O objetivo é fomentar a atividade nos municípios.

O encontro contou com a participação de autoridades regionais e locais, como o gerente regional do IDR-PR, Jairo Martins de Quadros, coordenador estadual de pecuária de corte, Rodrigo Cesar Rossi; extensionistas, vereadores, entre outros.

“O trabalho com caprinos e ovinos de corte vai ao encontro de uma demanda crescente do mercado interno e externo. Por isso a necessidade de profissionalização dos produtores e a estruturação da cadeia produtiva”, comentou Jairo Quadros.

De acordo com o IDR, o Paraná não é autossuficiente na produção de carne ovina e caprina, importando a proteína do Uruguai e Rio Grande do Sul (ovinos), o que oportuniza aos produtores incrementarem a atividade como fonte de renda para o abastecimento interno.

“Tecnicamente, hoje é possível se fazer uma ovinocultura e caprinocultura de corte moderna, com animais precoces e bem-acabados de raças especializadas para o corte, que resulta em uma carne de excelente qualidade padrão gourmet. O mercado consumidor já reconhece essa qualidade dos animais paranaenses. Além disso, há profissionais capacitados no estado, tanta na estrutura pública como na privada, e produtores que se qualificam na exploração, permitindo alcançar bons resultados se tiver uma ação bem coordenada e consistente da extensão e da pesquisa trabalhando de forma integrada e congruente”, comentou o extensionista do IDR-PR de Roncador, Messias Kalinoski.

Para o prefeito da cidade, Vivaldo Lessa Moreira, o apoio do Estado via IDR é fundamental no desenvolvimento de projetos e políticas públicas a serem implantadas no município. “E nesse caso está vindo de forma complementar a um trabalho já iniciado em Roncador e Mato Rico e pleiteado para Iretama”, frisou.

O presidente da Associação de caprinos e ovinos do município de Roncador, Joel Zeferino destacou que hoje os produtores estão mais organizados e otimistas para a atividade com o apoio dos poderes públicos. “É importante saber que podemos contar com o poder Executivo e com o IDR – Paraná que sempre tem nos apoiado nas demandas”, afirmou.

O coordenador estadual de pecuária de corte, Rodrigo Cesar Rossi, observou sobre a viabilidade, mercado, plantel mínimo, importância da organização e cuidados na criação. Ele disse ainda que os eventos técnicos são importantes para deixar o criador bem informado e preparado para a atividade.