Lei inclui Rally Fluvial no calendário oficial de Fênix

O prefeito de Fênix, Altair Molina Serrano (MDB), sancionou nesta quinta-feira (7), a lei municipal Nº022/2019 que inclui o Rally Fluvial Vila Rica do Espírito Santo no calendário oficial do município. A lei passou a considerar o Rally Fluvial como evento esportivo, histórico, e turístico ecológico. 

O projeto determina a realização do evento sempre entre a segunda e terceira semana do mês de novembro de cada ano. O calendário poderá ser alterado por motivos climáticos ou força maior. Ficou determinado como percurso oficial o trecho compreendido entre a ponte Fênix/São João do Ivaí, no Rio Corumbataí, (local de partida) e o Distrito de Porto Camargo, no município de Icaraíma, no Rio Paraná (local de chegada). A extensão é de 402 quilômetros dentro do rio. 

A principal finalidade do Rally Fluvial é promover a socialização e o congraçamento da população de Fênix, ribeirinhos do Rio Corumbataí e Rio Ivaí, ao longo do percurso do evento e seus participantes. O evento tem ainda como meta a limpeza dos rios e a conscientização, através de palestras, reflorestamento e recolhimentos de materiais predatórios; propagação do turismo regional, as belezas naturais os costumes e a história como fonte geradora de fluxo turístico e de divisas.

Conforme a lei, através do evento Rally Fluvial, o município  promoverá no ao longo do percurso, a recuperação e manutenção de seus rios com o intuito principal de garantir a qualidade da água, a repovoação dos rios, a conscientização e o bem-estar social.

Para isso, o município irá investir no trabalho de conscientização da população para a preservação do meio ambiente, incentivando a recuperação das matas ciliares, preservação e recuperação das nascentes, córregos e rios do município; realização de ações preventivas, com a manutenção periódica de minas, rios e seus afluentes; e apoiar a fiscalização. 

“O poder público municipal, juntamente com a comunidade organizada e participantes do evento, desenvolverão política visando conscientizar a população sobre a importância da adoção de hábitos com relação à limpeza e preservação das nascentes, córregos e rios, como também a de repovoação dos rios e recuperação das matas ciliares. Durante os meses de outubro e novembro de cada ano, os órgãos e setores da administração municipal desenvolverão, de maneira prioritária, ações com a finalidade de propagar a nível municipal, regional e nacional a realização do Rally Fluvial e seu significado, com a participação da comunidade no contexto geral”, diz a lei. 

Para execução e aplicação do projeto, a prefeitura vai firmar convênios com entidades não governamentais e governamentais.  O Rally Fluvial foi realizado pela primeira vez em 1997, com oito barcos e 27 pessoas. O evento atrai equipes de diversas regiões do país. O percurso é o caminho inverso que os espanhóis fizeram no século 16, quando navegaram rio acima, por isso a homenagem a denominação Vila Rica do Espírito Santo.