Mais um município da região proíbe entrada de vendedores ambulantes

Para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), alguns municípios da região da Comcam estão proibindo a entrada de vendedores ambulantes de outras cidades. Nessa quarta-feira (24), foi vez do prefeito de Campina da Lagoa, Milton Luiz Alves (PSC), determinar a proibição. As cidades de Farol e Boa Esperança, que não tem nenhum caso de coronavírus, já haviam adotado a medida. 

O prefeito de Campina da Lagoa assinou o decreto acatando indicação do vereador Gilvane Ferreira (PSC), presidente da Câmara Municipal. A proibição de vendedores ambulantes de outras cidades no município segue por tempo indeterminado ou enquanto durar a situação de emergência por conta da pandemia. 

“Os vendedores ambulantes, como o próprio nome sugere, não têm estabelecimento fixo de venda, pois se deslocam de um lugar para o outro buscando a maior afluência de público, o que inevitavelmente potencializa o poder de disseminação do vírus”, diz o decreto. 

A fiscalização para o cumprimento será feita pela Vigilância Sanitária da Saúde,  profissionais das barreiras sanitárias instaladas nas entradas da cidade, agentes fiscais do município,  e a própria Polícia Militar. 

Faixas com aviso

Além de publicarem decreto, as prefeituras de Farol e de Boa Esperança instalaram faixas de aviso nas entradas das cidades, alertando sobre a proibição do comércio ambulante durante a pandemia de coronavírus, embora não tenha sido registrado nenhum caso positivo nas duas cidades.

 “Pedimos à população que denuncie qualquer movimentação de vendedores ambulantes na cidade por meio da Ouvidoria Municipal ou pelo SIC”, conclama a prefeitura de Farol em texto publicado na página oficial. Em razão da pandemia e suas formas de transmissão, a prefeitura também fechou temporariamente o acesso secundário ao município, na BR 272. 

Em Boa Esperança uma placa anuncia a proibição de venda de mercadorias por ambulantes, sem prévia autorização da prefeitura. A placa adverte que quem insistir está sujeito a multa e apreensão da mercadoria e aproveita para pedir ao consumidor que “valorize o comércio local”.

Além de Farol e Boa Esperança, na Comcam, as cidades de Fênix e Nova Cantu também continuam sem casos de Covid-19 até o momento.