Mamborê define festa de aniversário e já vende convites do seu prato típico, a ‘Leitoa Mateira’

O município de Mamborê definiu a programação da 37ª Expomam em comemoração aos 63 anos de emancipação político administrativa da cidade. O evento será de 6 a 10 de setembro, com vasta programação artística e cultural, além da tradicional festa do prato típico, a ‘Leitoa Mateira’, que está em sua 17ª edição.

Os convites para o almoço, que será servido no dia 7 de setembro (feriado nacional da Independência), estão à venda. Custa R$ 75,00 cada. Interessados podem comprar junto às entidades participantes: Aamec, Apae, Aramam, Cantinho da Partilha, Casa de Fraldas, Pastoral da Criança e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Os convites são limitados. Crianças de até 7 anos não pagam, mas não tem direito a prato personalizado da festa. A orientação dos organizadores é que os interessados comprem os ingressos com antecedência.

Shows

Durante todos os dias da festa a população terá shows artísticos, rodeio profissional em touros, parque de diversões, e praça da alimentação. A programação será aberta na quarta-feira, dia 6 de setembro, com show com Padre Antônio Maria; quinta-feira (7), show com Pedro Sanchez e Thiago; sexta-feira (8), Lauana Prado; sábado (9), Lucca e Mateus; e domingo (10), show nacional com Guilherme e Santiago.

Um grande público é esperado para a festividade que será realizada no parque de exposições da cidade. O prefeito de Mamborê, Ricardo Radomski, convida toda a população a participar. Ele lembra que a festa vem sendo planejada há alguns meses pelo município.

O gestor lembrou que no ano passado o aniversário foi comemorado com um único show, devido ao momento, logo pós-pandemia e situação financeira ‘incerta’. “Nosso povo é trabalhador e batalhador. Ficamos felizes em poder oferecer uma festa à altura”, ressaltou o gestor, ao agradecer o esforço de toda equipe envolvida.

63 anos

Mamborê comemora 63 anos no dia 10 de setembro. De acordo com o Censo 2022, do IBGE, Mamborê tem atualmente cerca de 13.452 habitantes. O município se destaca no cenário regional e estadual com sua força no agro. Além disso, tem produção diversificada, sendo forte também no segmento da avicultura, suinocultura e pecuária leiteira.

De acordo com registros históricos, os primeiros habitantes começaram a chegar na região de Mamborê ainda nos anos 20, atraídos pelas estradas abertas por paraguaios em função da presença de erva-mate que era caracterizada na região. O processo de demarcação de vias e lotes foi executado pelo agrimensor Polon Radeck, contratado pelo Governo do Estado.

A cidade foi desmembrada de Campo Mourão. A agropecuária e as terras férteis em grande extensão, com um relevo privilegiado, fizeram de Mamborê um forte município a nível estadual. A denominação do município foi originada da língua Guarani, “Haamam-Amburê”, que significa lugar distante e reunião de pessoas, simplificado para “Mamburê” e definitivamente Mamborê, em ocasião da publicação da criação do município no Diário Oficial.

O primeiro prefeito foi Nelson Chiminácio, homenageado com a denominação do paço municipal. A padroeira é Imaculada Conceição, celebrada no dia 8 de dezembro. Este é o quarto mandato de Radosmki como prefeito do município.

Pontos de venda dos convites da Leitoa Mateira

• Comercial Sol Nascente
• Coperfarma
• Aamec
• Apae
• Funerária São Vicente
• Brasão Serv Fest

Programação 

Quarta-feira (6)
Padre Antônio Maria

Quinta-feira (7)
Pedro Sanchez e Thiago

Sexta-feira (8)
Lauana Prado

Sábado (9)
Lucca e Mateus

Domingo (10)
Guilherme e Santiago