Mamborê prorroga decreto de enfrentamento a coronavírus

O prefeito de Mamborê, Ricardo Radomski (PSD),  prorrogou o decreto 51/2020, que estabelece medidas de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) pelo prazo de mais 15 dias. As medidas adotadas pela prefeitura perduram agora até o dia 20 deste mês. Até o momento a cidade tem 5 casos confirmados da doença e a morte de um homem de 61 anos.

Pelo decreto, devem permanecer obrigatoriamente em isolamento social pessoas de 70 anos para cima, crianças de zero a 5 anos, doentes crônicos, gestantes e puérperas. É obrigatório no município o uso de máscara de proteção por toda a população. Continuam proibidos eventos públicos ou particulares que gerem aglomeração de pessoas.

Restaurantes, panificadoras, bares e similares podem fazer atendimento ao público, respeitando mesas afastadas uma das outras a uma distância mínima de dois metros, sendo proibido o uso de sistema “self service”. Os restaurantes podem servir apenas prato feito. Já bares e estabelecimentos similares, ficam proibidos a realização de qualquer tipo de jogos.

As igrejas continuam liberadas a funcionarem somente nos finais de semana (sábado e domingo). O controle de pessoas para evitar aglomerações é de responsabilidade das próprias igrejas, sob pena de multa em caso de descumprimento. “Aos estabelecimentos cuja atuação demandem a aglomeração de pessoas por um turno específico, deverão observar o número máximo de 10 pessoas”, determina o decreto. 

O descumprimento das medidas poderá acarretar em multa de R$ 800,00 ao infrator. Em caso de reincidência, multa em dobro. Persistindo, será aplicada a penalidade de suspensão do alvará pelo prazo de três dias úteis no caso de proprietários de estabelecimentos. 

As regras atingem também os velórios. A participação neste tipo de evento  deve ter limitação de 20 pessoas no ambiente, podendo ocorrer de forma alternada. Durante a pandemia, os velórios terão duração máxima de 12 horas. 

Caso o encerramento do prazo previsto ocorra durante a madrugada, o sepultamento deverá ocorrer na primeira hora da manhã subseqüente. Pessoas que morrerem de coronavírus não terão velório.