Municípios da região recebem premiação do Gestor Público do Paraná nesta terça

Os municípios de Altamira do Paraná; Campo Mourão; Iretama; Quarto Centenário e Ubiratã recebem nesta terça-feira (12), a premiação do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Paraná (Sindafep). A solenidade será realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a partir das 18 horas. 

Os projetos destes cinco municípios da Comcam estão entre 52 projetos de 41 municípios do Estado, que foram escolhidos. Esta é a sétima edição do prêmio, que tem como tema “Urbanismo – Planejar o município é melhorar a vida”, analisando a capacidade de planejamento e execução de ações que desenvolvam as áreas rural e urbana dos municípios. Ainda assim, projetos de todas as áreas da gestão pública foram inscritos e serão premiados em outras categorias.

Com apenas 10 mil habitantes, o Município de Iretama é um dos destaques da região, vencedor do prêmio com o projeto “Escolinha Craques do Futuro”, coordenado pelo secretário de Esportes do município, Huenes Marcelo Lemos, o Mineiro. 

A Escolinha Craques do Futuro de Iretama é um projeto social esportivo, que atende cerca de 300 crianças e adolescentes em idade escolar na prática de futebol de campo, 40 no futsal, 30 no handebol e 40 no xadrez. “O projeto tira da rua essas crianças e adolescentes, incentivando a prática de esportes como um modo de vida saudável, além de proporcionar a estes atletas destaques em competições municipais e estaduais”, explicou Mineiro. Segundo ele, o projeto vem também revelando talentos do município. “O prêmio é o reconhecimento de todo um esforço em equipe”, acrescentou. 

Em 2018, quatro projetos da região foram premiados, sendo de Campo Mourão, com o tema Campo Mourão + Ativa; Peabiru, com o projeto Peabiru: Caminhos de Peabiru; Quarto Centenário, que recebeu o prêmio melhor do ano com o projeto Cidadão do Futuro; e Ubiratã, com o projeto Programa Campo Fácil.

Em 2019, 20% de todos os municípios do Paraná cadastraram suas iniciativas na premiação, batendo recordes de projetos e de municípios inscritos. Ao todo, foram 200 projetos homologados, de 79 municípios do Estado. Todas as iniciativas inscritas estão anexadas ao Banco de Projetos do site do prêmio, garantindo que os projetos implementados possam servir de inspiração para administradores públicos de todo o país. Assim, os gestores podem entender o funcionamento e o plano orçamentário de cada iniciativa, podendo implementá-las em qualquer lugar.

O Prêmio Gestor Público Paraná já está consolidado como uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil, garantindo o devido reconhecimento dos projetos bem aplicados. De 2013 a 2018, já haviam sido inscritos mais de 700 projetos, dos quais 180 já foram premiados. O projeto é apoiado pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Fazenda, visando a valorização das boas práticas da gestão pública dos municípios do Estado.