Novo balanço aponta região com 13 casos de dengue e 49 notificações

A região da Comcam permanece em alerta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus, e febre amarela. Da última semana para esta foram registrados 9 novos casos saltando de 4 para 13, sendo 6 autóctones e 7 importados. As notificações aumentaram de 38 para 49. O novo ciclo da doença iniciou no dia 13 deste mês.

Os municípios com casos de dengue na Comcam são Barbosa Ferraz (1); Boa Esperança (1); Janiópolis (2); Juranda (3); Moreira Sales (1); Nova Cantu (3); Quinta do Sol (2). Durante o período sazonal monitorado entre 29 de julho de 2018 até 30 de julho de 2019- foram confirmados 948 casos na região – 932 autóctones e 16 importados.

As cidades com notificações da doença até o momento, no novo ciclo, são Araruna (1); Barbosa Ferraz (2); Boa Esperança (1); Campina da Lagoa (3); Campo Mourão (2); Fênix (4); Goioerê (6); Joanópolis (5); Juranda (10); Mamborê (2); Moreira Sales (2); Nova Cantu (3); Quinta do Sol (4); Terra Boa (1) e Ubiratã (3). Os dados constam no boletim atualizado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Para prevenir o aumento de casos de dengue durante o verão, a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão está intensificando o combate ao mosquito transmissor da doença. Entre as ações, a Regional está promovendo uma série de reuniões para capacitação dos agentes de endemias e técnicos de saúde dos municípios da região.

A capacitação tem foco especial no levantamento do índice de infestação – a existência de criadouros de mosquitos dentro de imóveis – e no correto preenchimento do sistema de informação SISPNCD. O aumento dos casos de dengue na região nos preocupa muito. Estamos preparando os municípios para o verão, período de alta incidência de casos, falou a chefe de seção da Vigilância Sanitária da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Alessandra Granado.

Ela comentou que mais de 70% dos focos do mosquito estão sendo encontrados nos quintais das residências, por isso pede à população que também intensifique os cuidados. Toda a população deve se precaver para que as medidas de combate ao mosquito sejam eficientes, ressaltou Alessandra.

Paraná

O informe semanal registra 42 novos casos de dengue no Paraná, totalizando 117 confirmações no período de verificação, iniciado em 13 de agosto. Os casos notificados também aumentaram. Foram registrados 688 casos suspeitos nesta semana epidemiológica. O total, desde o início deste período, é de 1.544 situações notificadas suspeitas de dengue.

A Secretaria Estadual de Saúde instrui sobre o cuidado em esvaziar recipientes que possam acumular água, assim o mosquito não se prolifera. Agora é o momento de nos prepararmos para eliminar os locais onde o mosquito Aedes aegypti normalmente coloca os ovos. Confira na sua casa se há algum recipiente ou espaço com água acumulada para retirar o líquido, recomenda o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.