Para evitar desabastecimento de água, Sanepar implanta rodízio em cidade da região

Para evitar o desabastecimento de água na cidade de Goioerê, município pertencente à Comcam, a Sanepar inicia o sistema de rodízio a partir desta quinta-feira (3). Veja na tabela abaixo os dias e horários do bairros que serão afetados. 

Segundo a companhia, a medida se faz necessária devido ao longo período de estiagem, que ocasionou a queda significativa na vazão dos poços que abastecem o município, prejudicando a captação de água. As últimas chuvas não foram suficientes para recuperar a produção normal. Para preservar os poços e garantir o abastecimento a toda a população, a empresa decidiu implantar o sistema de rodízio até que a situação se normalize.

Segundo a gerente regional Araceli Eliane Pendiuk Stela, a Sanepar tem trabalhado para manter o fornecimento de água à população. “Nos últimos meses, para melhorar a situação do abastecimento, concluímos a interligação de um poço artesiano e reativamos um segundo poço em Jaracatiá. Ambos já estão em operação. Também foi feito o aprofundamento de outro poço, além da aquisição de materiais para instalação de uma nova bomba neste mesmo poço, aumentando, assim, a sua capacidade de produção”, comentou a gerente.

Para atender com água tratada todas as regiões da cidade, o rodízio será dividido em três grupos de bairros, com interrupção no fornecimento de água a partir das 8 horas e retorno previsto para às 18 horas do mesmo dia. O rodízio acontecerá todas as semanas, de quinta-feira a sábado, com alternância na programação das regiões afetadas. A divulgação será feita pela Companhia sempre no início de cada semana.

A recomendação é que a água seja utilizada prioritariamente na alimentação e na higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e a irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Sanepar.