Parceria entre UEM e município recupera documentos da 1ª Guerra Mundial

Uma parceria entre o setor de Cultura do Município de Peabiru e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), está fazendo a recuperação e digitalização de vários documentos de imigrantes europeus que residiram em Peabiru.

Entre os documentos históricos, segundo o historiador Arléto Rocha, diretor de Cultura de Peabiru, está o da ligação de pessoas da cidade com o momento da eclosão da 1º Guerra Mundial, em 1914. 

“Uma família doou os documentos para nós e guardei. E agora procuramos a UEM para uma parceria de trabalho. Eles estão digitalizando os materiais no Departamento de Documentação da Instituição, que tem aparelhos modernos e o arquivista está fazendo a higienização”, falou. Os trabalhos estão sendo feitos pelo laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno Historia da UEM, dirigido pelo professor Lucio Tadeu Motta. 

Segundo Rocha, algumas cartas estão em alemão erudito, salvos condutos para transitarem no Brasil. Entre os documentos está até um caderno de receitas em alemão escrito a mão, com receita inclusive, de cerveja. Todos estão sendo traduzidos pelo departamento da UEM. 

Rocha informou que os documentos datam de 1834 a 1973, a tradução está sendo feita pelo historiador Alfeo Seibert Filho e o trato técnico pelo Arquivista Wilson Francisco de Oliveira. “Os documentos serão estudados e depois incorporados ao acervo do Museu Caminhos de Peabiru com menção a família que doou”, disse o historiador.