Feira do Jovem Empreendedor movimentou colégio Darcy Costa

O colégio estadual Professor Darcy José Costa realizou recentemente a Feira do Jovem Empreendedor. A atividade foi realizada pelo Programa “Despertar” em parceria entre o Sebrae e a Secretaria de Educação do Paraná.  O evento teve como objetivo apresentar e comercializar produtos desenvolvidos pelos jovens ao longo de 2019. Centenas de estudantes e familiares participaram da ação.

Os técnicos pedagógicos do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, Claudinei Ferreira Gundim e Chirley Augusto da Silva Moura, participaram do evento e elogiaram a iniciativa. Gundim, que é responsável pelas atividades de ampliação de jornada no NRE, destacou que a atividade visa estimular a capacidade empreendedora dos jovens alunos.

“As professoras [Bruna Gisele Vieira de Almeida e Eva Simone de Oliveira], receberam ao longo do ano letivo todo apoio e suporte por parte da direção e equipe pedagógica da instituição de ensino e trabalharam com seus alunos a inovação e empreendedorismo, estimulando a visão de gestão dos jovens cumprindo assim com muita eficiência e dedicação o objetivo de promover o protagonismo juvenil no processo empreendedor, proporcionando à comunidade escolar a feira”, comentou.

No decorrer do ano letivo de 2019 a turma do jovem empreendedor modalidade “Despertar” – ensino médio- em conjunto com a professora Eva Simone de Oliveira, decidiu desenvolver como projeto final do curso o plano de negócio referente à Feira do Jovem Empreendedor, coletivamente os alunos em idealizaram o modelo de evento, definindo que o evento principal contaria com um conjunto de oficinas temáticas e stands de instituições voltadas as atividades empreendedoras.

No primeiro trimestre foi definido o nome do Evento – Oficinas Empreendedoras para o Despertador de novos conhecimentos, sendo realizadas pesquisas nas salas de aula, quando os alunos apresentaram temas para votação, os quais, forma selecionados os mais votados. Separados em equipes, cada grupo ficou responsável pela organização de duas oficinas. Os alunos confeccionaram os materiais paras as apresentações, levantaram custos financeiros e decidiram vender bolachas para custear o evento. Foram realizadas também variadas atividades recreativas e comercializado pelos jovens empreendedores brigadeiros e guirlandas.

“Despertar”

O curso “Despertar” busca incentivar o protagonismo juvenil, o autoconhecimento e novas aprendizagens, desenvolvendo competências e habilidades ligadas à vida profissional, estimulando nos alunos comportamentos empreendedores. Busca também, promover a autonomia nas soluções de problemas do cotidiano dos alunos e desenvolver a criatividade dos estudantes.