Prefeito Leandro Oliveira, de Araruna, é reeleito presidente da Comcam

O prefeito de Araruna, Leandro César de Oliveira (Cidadania), foi reeleito por aclamação presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), na manhã desta sexta-feira (18). A exemplo de anos anteriores, a eleição teve chapa única, com os demais prefeitos reelegendo Oliveira por unanimidade para comandar a entidade municipalista por mais um ano. O prefeito de Corumbataí do Sul, Alexandre Donato, continua como vice-presidente da Associação de Municípios. A assembleia teve a participação do presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Júnior Weiller, prefeito de Jesuítas, que falou sobre o novo piso salarial do magistério.

“A reeleição não estava nos meus planos, mas os demais gestores que sempre nos apoiaram com os trabalhos frente à Associação me pediram para que continuasse. E resolvi aceitar a missão”, falou o presidente reeleito, ao comentar que se sente ‘honrado’ em ser reconduzido ao cargo. “Isso demonstra o reconhecimento e esforço do nosso trabalho e de toda nossa equipe”, destacou, ao agradecer a confiança dos demais gestores municipais.

Entre as metas para este novo mandato, Oliveira informou que dará continuidade aos trabalhos de fortalecimento do Consórcio do Desenvolvimento da Comcam (Condescom), o qual também é presidente. “Vamos buscar este fortalecimento que iniciou nas gestões da ngela e do Miliossi. Já temos licitações de equipamentos que deverão ocorrer nos próximos meses pelo Consórcio para beneficiar os municípios”, destacou. O objetivo é a aquisição de duas usinas de asfalto para atender os municípios. “Esta é uma das principais demandas hoje dos prefeitos. Vamos lutar para estas aquisições”, disse.

O presidente ressaltou que é preciso fazer com que as ações aconteçam na prática nos municípios. “Este é nosso principal desafio. Não adianta ficar só nos planos e nada sair do papel. Precisamos demonstrar aos municípios e à população que a Comcam está servindo para alguma coisa”, ressaltou.

A exemplo, Oliveira citou o funcionamento da patrulha rural do Condescom, desde o fim do ano passado, que vem atendendo os municípios. “Quando assumimos a Comcam em 2021, estávamos no auge da pandemia, já sabíamos das dificuldades, mas mesmo assim acredito que cumprimos nossa missão. Minha meta principal era colocar estas máquinas para rodar e hoje estão trabalhando nos municípios”, lembrou.

Os equipamentos da patrulha- caminhão caçamba basculante; escavadeira hidráulica; motoniveladora; retroescavadeira; rolo compactador vibratório; pá-carregadeira; e um trator agrícola- já atenderam as cidades de Ubiratã e Iretama, com pouco mais de dois meses de atuação. “Lembrando que estas máquinas foram adquiridas com recursos de emendas parlamentares destinadas pelo deputado Rubens Bueno, outro grande parceiro da Comcam. Foram mais de R$ 3 milhões de investimento”, falou.

União

Oliveira reconheceu também a união dos prefeitos da região nos assuntos de interesse da Comcam. “Até superou nossas expectativas. Embora todas nossas reuniões foram online devido a pandemia, sempre tivemos a participação da maioria dos prefeitos. Esta união, fortaleceu nossa gestão e ficou como marca também”, considerou.

Para este mandato, o prefeito disse que buscará novamente diálogo com os prefeitos que estão afastados da entidade para que retornem, como é o caso de Fênix e Juranda, por exemplo. “A Comcam não é composta por 15, 18, ou 20 municípios, mas sim por 25. E queremos todos os 25 prefeitos participando das decisões que saem da entidade”, frisou. O diálogo e tratamento pacificador, aliás, são marcas fortes do presidente reeleito.

“Acho que temos que ser humildes. Hoje estou presidente, mas amanhã ou depois será outro companheiro. Esta questão de respeito, atenção, e principalmente, de ouvir, é coisa que vem de berço. Sempre fui de ouvir e levar todas as discussões ao restante do grupo”, falou.

Agricultura

Oliveira ressaltou que a Comcam continua cobrando do Ministério da Agricultura a prorrogação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para implantação da cultura do milho safrinha, que encerra no dia 28 deste mês em 13 municípios da região. “Já solicitamos que em ofício à Ministra da Agricultura, Tereza Cristina que alterne o prazo final do Zarc de 28 de fevereiro para 10 de março, o que aumentaria a janela de plantio em 10 dias nos municípios de Altamira do Paraná, Araruna, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Mamborê, Nova Cantu, Peabiru, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Farol Juranda, Luiziana e Roncador”, especificou.

Segundo o presidente, o prazo precisa ser prorrogado excepcionalmente neste ano para estar adequado à realidade climática do Paraná. “Não esquecemos dos nossos produtores não, nem que a Comcam é essencialmente agrícola e nem que foi o agro quem segurou o Brasil até agora neste momento de crise. Vamos fazer com que nos ouçam lá em cima”, garantiu.

Ele falou que os deputados Ricardo Barros (PP), líder do Governo Federal na Câmara; Rubens Bueno; Zeca Dirceu; Hermes Parcianello Frangão; e Nelsi Coguetto Maria, além dos três senadores que representam o Paraná no Congresso Nacional, Álvaro Dias; Oriovisto Guimarães e Flávio Arns, vem sendo “lembrados” pela Comcam para reforçar a cobrança junto ao Governo Federal.

Segurança

Em relação à segurança pública na Comcam, o presidente reeleito disse que os municípios e a população estão no seu limite. “A população já não aguenta mais a bandidagem. E nós prefeitos somos diariamente cobrados. A culpa não é da nossa Polícia Militar, pelo contrário, a polícia vem se desdobrando em toda a região. Mas como já é de nosso conhecimento, falta efetivo e faltam viaturas. Vamos usar toda a força política da Comcam para cobrar nossos governantes e buscar uma solução a este problema”, afirmou.

Há cerca de duas semanas, prefeitos da região participaram de reunião com o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Campo Mourão, tenente coronel, Adauto Nascimento Giraldes Almeida, para discutir soluções sobre o grave problema. Pelos dados apresentados aos prefeitos, a principal dificuldade no combate ao crime nos municípios tem sido principalmente a falta de efetivo, que hoje está reduzida pela metade, e de viaturas. Para se ter ideia, o batalhão necessitaria de no mínimo de 350 policiais militares. No entanto, o efetivo não chega nem a 200.

“Com todos estes dados em mãos, já cobramos o Governador para atender todos os 25 prefeitos juntos em uma audiência e estamos aguardando uma confirmação. Este é um assunto que não dá para deixar para depois. Não esquecemos dessa situação”, falou Oliveira. Ele disse acreditar na sensibilidade do Governador Ratinho Junior e espera que os municípios sejam ouvidos e atendidos. “Fomos informados pelo comandante que em 14 municípios as viaturas e policiais são compartilhados. É algo absurdo uma situação desta”, lamentou.

O presidente reeleito acrescentou que a Comcam formalizará também pedido ao governador, conforme os números apresentados pelo Batalhão de Campo Mourão, para que pelos menos 100 policiais militares, dos 2 mil que o Estado contratará a partir de 2022, fiquem para a região e sejam formados na Escola de Soldados do 11º BPM. “Esta bandeira todos os prefeitos já empunharam e vamos atrás para conseguir melhorar a nossa realidade na área de segurança pública”, acrescentou.

Quem é Leandro Oliveira

Leandro Cesar De Oliveira tem 38 anos. É formado em Farmácia. Iniciou na vida pública em 2016, quando foi eleito pela primeira vez prefeito de Araruna, com 5.961 votos. Quatro anos depois, em 2020, conseguiu o que nenhum outro prefeito alcançou: o segundo mandato consecutivo para comandar a prefeitura, ficando para a história política da cidade. Na ocasião foi reeleito com 5.777, tendo quase 70% de aprovação da população. Seu primeiro mandato como presidente da Comcam/Condescom foi em 2021, sendo reeleito agora para o ano de 2022. “Como tudo na vida, a política é passageira. Todas as minhas decisões eu penso que tem consequências. Por isso, sempre buscamos decidir pensando no coletivo”, disse o prefeito.

Chapa Completa

Presidente –Leandro Oliveira (Araruna)
Vice-presidente – Alexandre Donato (Corumbataí do Sul)
2º Vice-presidente – Ricardo Radomski (Mamborê)
Tesoureiro – Edenilson Miliossi (Barbosa Ferraz)
2º Tesoureiro – Adalmir José Garbim Júnior (Engenheiro Beltrão)
Secretário – Fábio de Oliveira Dalécio (Ubiratã)
2º Secretário – Rafael Brito do Prado (Moreira Sales)

Conselho Fiscal
Wilson Tureck (Luiziana)
Julio Cesar Frare (Peabiru)
Milton Luiz Alves (Campina da Lagoa)

Suplentes do Conselho Fiscal
Leonardo Romero (Quinta do Sol)
Edmilson de Moura (Terra Boa)
Same Saab (Iretama)