Prefeito se reúne com MP e garante auditoria fiscal nas contas do município

O prefeito de Engenheiro Beltrão, Adalmir José Garbim (PSL), participou de reunião com o Promotor de Justiça da Comarca, José Pereira Pio de Abreu Neto, e garantiu a realização de uma auditoria fiscal para ‘passar as contas a limpo’ do município. Ele se encontrou com o promotor nesta terça-feira (17). A auditoria nas contas municipais foi uma promessa de campanha do gestor.

Garbim comentou que esclareceu ao promotor que todo o trâmite burocrático está em andamento e aguarda apenas a licitação para a escolha da empresa para o levantamento fiscal. “Esse é um compromisso assumido com a população anteriormente. Se dependesse unicamente da minha vontade a auditoria já teria sido realizada. Porém, neste caso, existem os trâmites legais que devem ser respeitados”, falou Garbim.

Ele disse ainda a Neto não ter nenhum tipo de ligação com os grupos políticos que administraram o município o que lhe dá ‘liberdade’ e autonomia que seja realizada uma ‘verdadeira varredura’ nas contas públicas. O prefeito informou ao MP que parte da documentação referente as últimas gestões já está separada para o início dos trabalhos.

“Tenho ciência do compromisso assumido com a população e jamais deixaria de cumpri-lo. Infelizmente, existem trâmites legais para que a auditoria seja feita. Garanto que não há uma pessoa mais interessada na realização do levantamento fiscal do que eu, já que acabo assumindo de forma indireta toda a responsabilidade do que foi feito nas finanças da prefeitura nos últimos anos”, ressaltou.

Promessa de campanha

Logo após as eleições, em novembro de 2020, o prefeito já havia informado, em entrevista à TRIBUNA, que uma de suas primeiras medidas como gestor seria a instauração de uma auditoria na prefeitura. “É um compromisso de campanha e vamos cumprir com a população. É necessário avaliar a situação do município. Torço para que não haja nada errado. Se houver a Justiça que vai avaliar e dar o seu veredicto”, disse na ocasião.

Garbim afirmou ainda na entrevista que é necessário avaliar a situação do município e ‘passar a limpo’ Engenheiro Beltrão. “Eu sempre gosto de citar que uma auditoria não é para prejudicar ninguém, mas sim apenas responsabilizar aqueles que administraram o município de forma incorreta. Torço para que não haja nada errado”, disse.

Licitação

O prefeito autorizou ainda em março deste ano a abertura de processo licitatório para contratação de empresa especializada em auditoria externa independente. Segundo o gestor, a licitação será feita após ‘vários estudos de legalidade’.

Garbim informou que a empresa fará o levantamento fiscal nas contas da prefeitura referente aos últimos anos, atendendo ‘todas as orientações técnicas e jurídicas, para garantir toda licitude necessária’. A vencedora da licitação contratada fará a verificação de indicadores, seja de gestão fiscal, patrimonial e financeira, com o objetivo de evitar o comprometimento do equilíbrio das contas públicas.