Prefeitos e lideranças de Mamborê e Nova Cantu pleiteiam asfalto em via que liga os dois municípios

Após as últimas chuvas desta semana, e dificuldades enfrentadas por produtores rurais e usuários do trecho de estrada que liga Mamborê a Nova Cantu, mesmo com melhorias recorrentes na via pelas duas prefeituras, um grupo de lideranças das duas cidades, entre elas o prefeito de Nova Cantu, Airton Agnolin, secretários e vereadores; vice-prefeito de Mamborê, Sebastião Martinez, secretários municipais e vereadores do município, literalmente colocaram os pés no barro. Foram in loco verificar a situação da estrada.

Na ocasião, gravaram um vídeo, informando que as duas prefeituras, em conjunto com demais lideranças regionais, estão articulando recursos junto ao Governo do Estado para a pavimentação da via. São 50 quilômetros de estrada: 22 até a Comunidade Guarani e mais 28 km do Guarani até Nova Cantu. O prefeito de Mamborê, Ricardo Radomski, que está em viagem e não pode ir ao local com o grupo, informou que a reivindicação é antiga e, que, desde mandatos anteriores, autoridades dos dois municípios já vêm cobrando o Estado para a pavimentação asfáltica da via de interligação entre as duas cidades.

“Desde nossas gestões anteriores estamos lutando por esta obra que há muito tempo se tornou um sonho. No mês de fevereiro tivemos em audiência com a subchefia da Casa Civil do Paraná, o Lúcio Mauro Tasso. Ele nos informou que em junho agora ou julho, vai marcar uma audiência junto ao governador Ratinho Júnior e com secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, para nos passar algo de concreto sobre esta obra que tanto já foi falada”, destacou Radomski. Ele disse que vai convocar cooperativas, produtores rurais e representantes de associações dos dois municípios para reforçar a necessidade da obra e sensibilizar o Governo.

Radomski determinou ao Departamento de Planejamento do município o levantamento completo, com números e dados sobre a trafegabilidade de veículos na estrada. As informações serão entregues em documento ao governador Ratinho Junior, durante audiência que será agendada.

O vice-prefeito de Mamborê, Sebastião Martinez, que esteve com o grupo de lideranças vistoriando a estrada, lembrou que também esteve em audiência em Curitiba com o secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, onde foi abordada a necessidade de pavimentação do trecho que liga os dois municípios. “Há muitos anos somos procurado por produtores rurais e moradores que com todo direito nos cobram. Assim como eles, também sonhamos com esta obra que vai trazer mais qualidade de vida, segurança na trafegabilidade, e fortalecer ainda mais a agricultura nos dois municípios, pois os produtores terão a logística de escoamento de sua produção facilitada com a pavimentação”, afirmou.

Expectativa

Em união com Mamborê, o prefeito de Nova Cantu, Airton Agnolin, destacou que ‘sempre que se fala em asfalto’ se cria uma expectativa. “Há anos lutamos por isso e criamos muitas expectativas. Estamos aqui cobrando novamente porque nunca desistimos. É uma obra que reivindicamos nos nossos outros três mandatos lá atrás já junto com o Ricardo Radomski, mas nunca tivemos antes um governador com tanto olhar aos municípios do interior como o Ratinho. Da mesma forma é o secretário de Infraestrutura, Sandro Alex, que tem um grande carinho pela região da Comcam”, falou Agnolim.

O prefeito observou que só será possível a obra sair do papel com a ajuda do Estado. Ele também lembrou das inúmeras reuniões com o Governo do Paraná e demais secretários, juntamente com lideranças de Mamborê para a obra. “Há anos estamos tentando trazer esta obra de tanta importância para Nova Cantu e Mamborê. É um grande sonho. Toda obra inicia com um sonho. Por isso vamos continuar lutando por este sonho junto com o Ricardo Radomski, nossos vereadores e vice-prefeito, vereadores e vice-prefeito de Mamborê, nossos deputados e demais lideranças da região, e transformar ainda esta região que é um celeiro agrícola. Nunca desistimos desta obra. E não vamos desistir agora que temos um Governador que olha para nossa região”, ressaltou.