Prefeitura cumpre acordo com Sindicato dos Servidores e quita retroativos de 2013

Mesmo diante das dificuldades financeiras decorrentes da pandemia de coronavírus (Covid-19), a prefeitura de Peabiru cumpriu acordo feito em 2019 com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Peabiru (SISMUP) e pagou neste mês de outubro a última parcela referente ao retroativo da progressão vertical dos servidores. O montante ultrapassa R$ 530 mil.

A presidente do Sindicato, Valdirene Mantovani, explica que o processo é antigo, relativo a direitos dos servidores que não foram pagos no ano de 2013, porém, o cumprimento integral da sentença somente se efetivou neste mês, com o pagamento de todos os valores retroativos reconhecido como devido na sentença.

Segundo ela, a prefeitura, por não ter cumprido a lei municipal 620/2008 e deixar de conceder o avanço vertical aos servidores municipais em 2013, foi processada pelo Sindicato, sendo condenada a tomar as providências necessárias e regulares para implementar a promoção vertical em favor dos servidores e pagar os valores retroativos a junho de 2013 não pagos à época. 

A prefeitura recorreu da sentença, porém teve o recurso negado. Em 28 de janeiro de 2019, o município firmou acordo com o sindicato dos servidores para pagamento dos valores retroativos a data referente à promoção vertical não paga à época. 

“Vivemos tempos complicados, onde Prefeituras usam a crise financeira para não pagar direitos dos servidores públicos, porém felizmente isso não tem acontecido atualmente com a prefeitura de Peabiru”, falou Valdirene. 

Ela acrescentou que é ‘gratificante ver esse acordo ser cumprido’. “Fico feliz em ver que os servidores tiveram seu direito reconhecido e totalmente pago. Isso demonstra a valorização dos servidores de Peabiru”, concluiu.