Primeiro registro de escorpião-amarelo em Janiópolis preocupa setor de Saúde

Considerado uma das espécies de maior preocupação em razão da gravidade do envenenamento, um escorpião-amarelo foi encontrado por alguns trabalhadores da construção civil de Janiópolis. Após o aparecimento do animal, o Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde fez um alerta sobre os perigos. A picada do escorpião pode levar à morte.

CLIQUE AQUI e siga o canal da TRIBUNA no WhatsApp

O “Tityus serrulatus”, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil; é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.

Conforme Paulo Dioni Joventino, coordenador do Programa de Endemias, a população deve manter cuidados para evitar a proliferação do escorpião amarelo pela cidade. Evitar depósitos de materiais ou equipamentos, ou limpá-los frequentemente são algumas formas de prevenção.

Ele informou que até o momento não havia registro oficial dessa espécie em Janiópolis. “Pedimos que a população reforce os cuidados em manter os quintais sem entulhos que são locais preferidos para eles se alojarem”, alertou Dioni. Caso encontrem algum escorpião, devem procurar o setor de endemias na Secretaria de Saúde e não tentar coletá-lo sem luvas e pinça.