‘Problema’ em poço afeta abastecimento de água em Iretama

A população em geral será afetada com o desabastecimento de água potável entre esta quinta-feira (24) e sábado (26), informa a Sanepar. A companhia destaca que a situação ocorrerá devido ao serviço de manutenção ainda não concluído no poço artesiano que abastece a cidade. “Com o serviço ainda não concluído poderá faltar água [nesta quinta] em toda a cidade”, ressalta.

A empresa informou que a previsão da normalização de abastecimento ocorra somente durante a madrugada de sábado (26). A orientação é evitar desperdícios. O problema de abastecimento de água, não só na sede do município, mas nos distritos também tem sido recorrente em Iretama. A situação se agravou com a pouca quantidade de chuvas dos últimos meses.

No distrito de Águas de Jurema, por exemplo, moradores relatam que em alguns dias o fornecimento de água é interrompido pela manhã sendo restabelecido somente no período da tarde. Sobre esta situação, a Sanepar justifica que o abastecimento só é afetado quando o poço que abastece o distrito opera em baixa vazão em consequência da seca e pelo consumo elevado pelos moradores.

Em geral, municípios da região que são abastecidos exclusivamente com água de poços artesianos têm sofrido nos últimos meses. Com a escassez de chuvas, a vazão caiu expressivamente, deixando todos ‘na mão’. Em razão disso, em algumas cidades, o abastecimento à população, principalmente a moradores de comunidades rurais tem sido quase que diariamente por caminhões pipas das prefeituras. Situação que ocorre na cidade de Altamira do Paraná desde dezembro. Por lá, algumas famílias não têm água em casa nem para consumo próprio.

A Sanepar reforça que o uso racional da água deve ser permanente, devendo ser redobrado neste período de estiagem. “É imprescindível a cooperação de todos. Com o sistema equilibrado entre produção e consumo, a Sanepar consegue atender a demanda de água sem medidas mais severas”, diz.

Entre as recomendações estão: não deixar a torneira aberta o tempo todo ao lavar as mãos ou a louça; não fazer a barba com a torneira aberta. Banhos rápidos também ajudam na economia. Cada 5 minutos embaixo do chuveiro ligado consome aproximadamente 70 litros de água. Ao escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Usar a vassoura antes de lavar a calçada, que deve ser feita com água usada na lavagem de roupa ou da chuva, jamais com água potável.

A Sanepar diz ainda que é imprescindível que o morador possua uma caixa-d’água domiciliar no mínimo de 500 litros para não ser afetado por desabastecimento. “Cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por pelo menos 24 horas”, ressalta.