Projeto beneficia 71 famílias da agricultura familiar em situação de vulnerabilidade em Roncador

Pelo menos 71 famílias de agricultura familiar, em situação de vulnerabilidade social, vêm sendo atendidas pelo Projeto ‘Renda Agricultor Familiar’ na cidade de Roncador. O programa é desenvolvido pelo IDR – Paraná em parceria com a Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. 

No município, os projetos implantados contemplam investimentos às famílias em diversas atividades como construção ou melhorias de banheiros, compra de caixa de água, implantação de horta, investimentos em estrutura para chiqueiro e galinheiro, aquisição de animais como porcos, galinhas, novilhas, produção de mel, plantio de milho, entre outras atividades.

“Um ponto importante para que os projetos tenham êxito é o acompanhamento de todas as etapas de implantação pelos técnicos do IDR – Paraná que ocorre de forma mais intensificada em parceria com o CRAS local”, falou a extensionista do IDR local, Marinalva Oliveira. Segundo ela,  um dos grupos beneficiados são famílias da comunidade rural do Alto São João. 

Além de serem contempladas com o programa, as famílias da localidade participam também de projetos sobre qualidade da água, organização para comercialização da produção agrícola e artesanatos, cursos para implantação de cultivo e beneficiamento de plantas medicinais, distribuição de sementes, dentre outros.

Marinalva destaca que após a implantação da iniciativa as famílias tiveram melhorias na qualidade de vida. “Muitas delas tiveram possibilidade de intensificar as atividades que já vinham desenvolvendo e até mesmo implantar uma nova atividade e melhorar a alimentação, comercializando o excedente gerando renda”, observou.

O Projeto

O Projeto ‘Renda Agricultor Familiar’ executado pelo IDR – Paraná faz parte das ações do programa Família Paranaense que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de famílias do meio rural que se encontram em vulnerabilidade social. Para isso, transfere um auxílio financeiro às famílias para ser investido em atividades agrícolas ou não agrícolas que gerem renda, produção para o autoconsumo e saneamento básico.

O IDR – Paraná, instituto de desenvolvimento rural do Paraná, Iapar-Emater, tem como papel selecionar as famílias em conjunto com os Comitês locais existentes nos municípios, realizar visitas às famílias para identificar suas necessidades e demandas, disponibilizar serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural através da elaboração e o acompanhamento dos projetos das atividades a serem desenvolvidas pelas famílias. 

O projeto a ser desenvolvida pelas famílias tem por objetivo o desenvolvimento de uma atividade produtiva que possa contribuir para a família sair da linha de pobreza em que se encontra. A elaboração do projeto é realizada por extensionista da Emater em conjunto com a família e pode abranger atividades em três áreas: saneamento básico como a construção de banheiro e proteção de fontes; produção para autoconsumo e apoio a processos produtivos como geração de renda, por meio de atividades agrícolas e não-agrícolas.