Projeto “Horta Comunitária” faz doação de verduras a entidades e famílias

Membros do Programa “Horta Comunitária” de Mamborê fizeram durante esta semana a doação de verduras a entidades do município e famílias participantes do projeto. Foram repassados produtos ao Cantinho da Partilha, que atende a população da Comunidade do Guarani, Pastoral da Criança, Asilar, funcionários da Cooperativa de Reciclagem, e abrigo da cidade.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores dos jardins América, João Seratiuk e Beira Rio, que coordena o projeto, José Fogaça, cerca de 150 famílias receberam os alimentos. Foram doadas verduras como alface, almeirão, acelga, cebolinha, entre outros. “É com grande alegria que informamos todos os voluntários e parceiros que esta semana foi de muitas doações”, resumiu Fogaça.

Os moradores implantaram o projeto em 2020. A horta foi executada em uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados. O local fica nos fundos do jardim América. Antigamente o espaço ficou conhecido como ‘buracão’. Era frequentado por pessoas para prática de atos ilícitos. Hoje a realidade é outra.

O projeto vinha sendo elaborado desde 2017, quando os moradores dos conjuntos definiram uma pauta de ações de melhorias naquela região. A horta, além de gerar mais entrosamento entre as famílias, fomentando o associativismo, está propiciando uma alimentação mais saudável às famílias do município.

O projeto ganhou evidência com a chegada da pandemia da Covid-19. Os moradores tomaram a iniciativa e o colocaram em prática. Na horta são cultivados vários tipos de legumes e verduras como alface, couve, almeirão, repolho, cenoura, abóbora, mandioca, entre outras variedades.