Projeto ‘Roncador contra a dengue’: aluna vai além e compõe música de conscientização

As secretarias de Saúde e Educação do município de Roncador se uniram com uma iniciativa para combater a dengue na cidade. Alunos das escolas públicas e privadas tem até esta sexta-feira (15) para comprovarem ações de combate à dengue, por meio de fotos ou vídeos, especificamente quanto à retirada de materiais recicláveis que podem ser criadouros do mosquito transmissor da doença. A aluna Julia Mariane Ferreira Perotto, de 11 anos de idade, que estuda no 7º ano da Escola Estadual Ulysses Guimarães de Roncador, foi além e compôs uma música de conscientização: “Mosquito está com nada”. Assista abaixo:

No próximo dia 22, será feito um sorteio, com um ganhador por escola. Os sorteados vencedores ganharão uma bicicleta, conforme numeração recebida no ato da inscrição. Além disso, os inscritos receberão Certificado de Participação. Com essa ação, a prefeitura de Roncador tem o objetivo de estimular ações sociais de auxílio no combate à dengue no município.

Acontece que, com a empolgação na busca de fazer a diferença no combate à proliferação do Aedes Aegypti, a aluna Julia acabou ultrapassando a proposta do projeto. Além de produzir o vídeo, para participar do sorteio, comprovando coleta de materiais recicláveis caracterizados como possíveis criadouros do Aedes Aegypti, com o objetivo de inibir os focos e combater a dengue, ela também fez outro vídeo com uma música de conscientização sobre o assunto.

De acordo com a mãe de Julia, Daiane Ferreira Rodrigues, no dia em que o projeto foi divulgado na escola, a filha chegou em casa contando a proposta para ela. Porém, disse que queria fazer algo a mais, visto que todos os 5 integrantes da família que moram na residência contraíram a doença, exceto Julia. “Ela falou assim: mas mãe, eu não quero só fazer um vídeo, quero fazer uma música, que já estou pensando faz dias, porque eu quero ajudar mais”, narrou Daiane.

A mãe “comprou” a ideia e ajudou Julia em toda a produção. Mesmo que o vídeo não faça parte do projeto, Daiane mostrou para a escola, e a instituição incentivou a divulgação. “Como ficou legal, nós gostamos do trabalho e falamos que a mãe poderia divulgar, que a escola também aceitaria para divulgar”, falou a diretora da Escola Ulysses Guimarães, Marlene Costa de Oliveira, reforçando que, para concorrer ao sorteio da bicicleta, será usado o outro vídeo da limpeza que a estudante também já enviou.

Depois de várias tentativas de definir o gênero musical, Julia escolheu o funk. “A gente tentou vários ritmos e não deram tão certo igual a batida do funk”, contou Daiane. Na letra do “hit”, a estudante faz alertas importantes à população. “Vamos nos prevenir, passar o repelente, jogar a preguiça fora, vamos ser mais coerentes. Limpar nosso quintal, jogar água parada, a união faz a força, esse mosquito está com nada”, diz um trecho da música. Além de produzir a canção, a própria aluna interpreta a música, até mesmo, com uma coreografia.

A música da pequena estrela roncadorense já está repercutindo no município e ultrapassando fronteiras por meio das redes sociais. Segundo Daiane, a força de Julia a impressiona e traz muito orgulho para a família. “Eu estou achando muito legal a minha filha fazer isso, porque ela já sofreu tanto”, falou a mãe, ao contar que Julia enfrenta uma doença inflamatória autoimune, o lúpus. “Não tem cura, ela faz tratamento de quinze em quinze dias. A gente também descobriu a artrite reumatoide”, completou. Apesar da luta que Julia enfrenta, a mãe se orgulha ao dizer que a filha é uma criança alegre, extrovertida e que transmite alegria por onde passa.