Projeto ‘Viola Viva, Viva Viola’, fará apresentação em Barbosa Ferraz neste domingo

Disseminando a música caipira pela região da Comcam, o projeto “Viola Viva, Viva Viola”, de Campo Mourão, fará apresentação neste domingo (6) no município de Barbosa Ferraz, às 11h30, durante o almoço, no encerramento da Caminhada na Natureza. Desde o início de maio, os violeiros estão em turnê pela região.

O grupo é coordenado pelo radialista e ex-integrante da Orquestra Londrinense de Viola Caipira, França Nery. Ele explicou que o projeto é realizado por meio da Lei Rouanet, lei federal de incentivo à cultura. De acordo com o violeiro, o projeto proporciona a realização de turnês em municípios da Comcam com o objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido em Campo Mourão, preservando a cultura da música raiz sertaneja e da viola caipira.

“Desde o início, o objetivo foi o de resgatar a viola caipira e as músicas raízes como Cabocla Tereza, Chico Mineiro, Chalana, Boiadeiro Errante, Franguinho na Panela, As Mocinhas da Cidade, entre outras”, comentou, ao lembrar que as apresentações em todos os municípios serão abertas gratuitamente ao público.

França Nery informou que o projeto começou em 2013, com o professor Arthur Rovida, que integrou a Orquestra Paulistana de Viola Caipira. Até 2017, era conhecida como Grupo Viola no Campo. Com a saída de Rovida, que passou em um concurso público do Instituto Federal e se mudou para Jaguariaíva (PR), para não deixar o grupo acabar, Nery assumiu como coordenador e José Carlos Pereira como vice, transformando o projeto em uma orquestra, denominada “Orquestra Viola no Campo”.

Atualmente, a orquestra é composta por 18 violeiros formados por adolescentes de 13 a 17 anos, jovens, adultos e idosos de até 74 anos. “Nos sentimos muito orgulhosos de estar à frente deste projeto maravilhoso, disseminando a música raiz por onde passamos, mantendo a tradição”, ressaltou França Nery.


Ensaios

A Orquestra Viola no Campo realiza os ensaios todas as sextas-feiras, às 19h45, na Casa da Cultura. Interessados em participar do projeto podem entrar em contato pelo WhatsApp (44) 9.9151-6442. França Nery lembrou ainda que foi criado o Instituto São José de Viola Caipira com o objetivo de fomentar aulas para iniciantes. Contudo, a instituição está elaborando projetos visando angariar fundos para, em breve, iniciar curso de viola.


Oficinas em setembro

O projeto “Viola Viola, Viva Viola” terá oficinas no mês de setembro junto com o Festival de Música de Campo Mourão. Uma das oficinas será de quatro dias com o maestro da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Rui Torneze. Já a outra, de dois dias, será de canto caipira, que será ministrada pela professora Juliana Satiko.