Quinta do Sol: 18ª Fefosol segue com inscrições abertas
O 18ª Fefosol, Festival de Folclore de Quinta do Sol, segue com inscrições abertas para o evento deste ano. Grupos interessados podem se inscrever até o dia 5 de julho acessando aqui, preenchendo os dados do formulário e aguardando o resultado.
O festival será realizado de 30 de julho a 2 de agosto. O evento tem como objetivo a valorização e divulgação da cultura popular. De acordo com o regulamento, trata-se de um intercâmbio artístico-cultural entre os grupos folclóricos e de projeção folclórica, realizado na cidade de Quinta do Sol.
Nos 18 anos de festival, grupos de várias cidades do Paraná, de diversos estados brasileiros e de outros países, puderam mostrar sua cultura e enriqueceram o festival. “Para participação na 18ª edição, é de extrema importância que cada grupo observe as orientações e preencha a ficha de inscrição disponibilizada no site oficial do festival”, orientou o professor Lucinei Carneiro, idealizador do Fefosol.
Em 2024, o festival reuniu 10 grupos de oito estados do Brasil, entre eles: Sarandeiros (Minas Gerais), Flor de Barro (Pernambuco), Parafusos (Sergipe), Raízes Litorâneas e Dança de Xangri-Lá (Rio Grande do Sul), Reviver Alagoano (Alagoas), Flor Serrana (Mato Grosso), Frutos do Pará (Pará), o anfitrião, Pôr do Sol e Semear Capoeira, do Paraná.
A expectativa para este ano é que o evento supere o número de participantes da edição anterior. O festival oferece alimentação básica, mas os visitantes saem para os bares, lanchonetes e lojas da cidade. Na semana do Fefosol, os lojistas realizam promoções para alavancar as vendas.
O Fefosol é referência no cenário cultural popular e único do gênero no Estado. Acontece todos os anos e concentra suas atividades no palco principal montado no Centro de Eventos Osvaldo Silva, no centro da cidade. Oferece também atividades paralelas, tais como: A Tarde Escolar, dia em que os grupos se apresentam prioritariamente para estudantes do município e de toda a região, tem ainda o Bailão da Terceira Idade e o almoço de confraternização no Lar dos Velhinhos.
Inicialmente, o festival reunia grupos das escolas da região em um único dia no Ginásio de Esportes Ivan Carlos Lopes. A partir de 2008, passou a receber grupos de outros estados e, em 2010, se transferiu para a quadra esportiva da praça Gentil José Soares e passou a contar com mais dias de apresentações. Em 2014, o Fefosol retornou para o Ginásio de Esportes e, desde 2018, vem sendo realizado no Centro de Eventos Osvaldo Silva.
Em 2018, o festival recebeu pela primeira vez um grupo de outro país, o Ballet Folklorico Tlaneci de Veracruz, no México. Na edição de 2019, novamente o evento contou com um grupo internacional, desta vez, a Compañia Folklorica Brisa Austral da cidade de Punta Arenas, no Chile.
A tradição do festival de folclore, somada ao trabalho desenvolvido pelo Grupo Pôr do Sol, que participa de eventos por todo o Brasil e em vários países, transformou Quinta do Sol na “Capital Paranaense do Folclore”, por meio da Lei Estadual nº 19.662 de 20 de setembro de 2018. O Fefosol tem como lema: “O encontro da cultura popular”. O evento é uma realização da Associação de Pesquisa e Projeção Folclórica Pôr do Sol com o apoio do município e patrocinadores.
Serviço
O regulamento completo com regras do festival pode ser acessado aqui. Já as inscrições podem ser feitas acessando aqui.
Regulamento
Poderão participar do Festival de Folclore de Quinta do Sol, grupos culturais locais, regionais, nacionais e internacionais que desenvolvam atividades na área da dança folclórica. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 5 de junho de 2025.
O grupo deverá anexar, obrigatoriamente, na ficha de inscrição, disponível aqui, as seguintes informações: histórico, síntese das atividades e objetivos do grupo; fotos em alta resolução do grupo, indispensáveis para promoção do evento, ficando desde já autorizada a divulgação das mesmas; links de vídeos do trabalho do grupo; especificações e necessidades técnicas.
A inscrição do grupo fica condicionada, obrigatoriamente, ao envio das informações solicitadas e à exatidão dos dados informados. Os grupos deverão se apresentar obrigatoriamente com música ao vivo. Os gastos com transporte de ida e volta dos grupos serão de responsabilidade dos mesmos. A organização do Festival fornecerá a estrutura técnica de base (palco, iluminação e sonorização). Caberá ao grupo participante trazer o material técnico (trajes folclóricos, instrumentos musicais, entre outros), necessário para sua apresentação.
Os grupos selecionados que participarão do Festival de Folclore de Quinta do Sol poderão realizar apresentações diárias, no palco principal ou nos espaços alternativos, como praças, interior do município, empresas da cidade ou escolas, conforme decisão da organização. O palco oficial das apresentações fica no Centro de Eventos Osvaldo Silva, no centro da cidade. Os espaços alternativos poderão ser públicos ou privados e situados em diversos lugares, inclusive no interior do município.
O festival apresentará as danças rigorosamente nos horários estabelecidos. Não serão permitidos atrasos que possam prejudicar o bom andamento do evento e sua transmissão online. Os grupos deverão apresentar-se à coordenação de Palco no mínimo 40 minutos antes de cada apresentação. O número máximo de integrantes é 30 por grupo. Cabe à comissão organizadora o direito de registro de imagens (filmagem e fotografias) dos grupos para arquivo, divulgação e comercialização do evento, sem que assista direitos pelo uso ao grupo e seus membros.