Segurança rural e violência doméstica no campo são debatidas em palestra da PM na região

Uma palestra realizada pelas equipes da Patrulha Rural e da Patrulha Maria da Penha do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Campo Mourão, foi promovida na noite dessa terça-feira (27), em Engenheiro Beltrão. A ação chamou a atenção para temas relacionados à violência doméstica e familiar e à segurança no meio rural.

A iniciativa foi voltada para representantes de instituições parceiras, como as mulheres da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), membros da sociedade civil e autoridades locais dos municípios de Engenheiro Beltrão, Fênix, Quinta do Sol e Peabiru.

Com o tema “Os desafios da PMPR no enfrentamento da violência doméstica e familiar e feminicídio no campo”, a ação faz parte do esforço contínuo da corporação para estreitar o diálogo com a população e fortalecer estratégias de prevenção e combate à violência contra a mulher em comunidades rurais.

Durante o evento, foram abordados os obstáculos identificados pela polícia no atendimento a ocorrências em áreas de difícil acesso. Em função disso, os militares destacaram a necessidade de atuação conjunta com as redes de proteção à mulher e a importância do apoio de serviços de saúde, assistência social e do sistema de justiça.

De acordo com os organizadores, iniciativas como essa são fundamentais para ampliar a conscientização sobre o tema e incentivar que mais mulheres denunciem situações de violência, rompendo o ciclo de agressões com segurança e acolhimento.

Entre os participantes, estiveram presentes representantes de instituições parceiras, como as mulheres da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep)

Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha está em atuação, junto ao 11º BPM, desde o mês de março deste ano, de forma integrada ao programa Mulher Segura. Além das ações educativas, como a última palestra realizada, a equipe também busca ampliar o alcance das ações fortalecendo a rede de proteção às mulheres. Com isso, trabalha no sentido de fazer cumprir os direitos do público feminino previstos na Lei Maria da Penha – Lei nº 11.340/2006.

A patrulha atua, ainda, de forma conjunta com as redes de proteção, como o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM). Na semana passada, uma palestra foi realizada por policiais militares a mulheres atendidas pelo serviço.

Denúncias

Em caso de suspeitas de violência doméstica e familiar, denúncias, inclusive anônimas, podem ser feitas pelo disque-denúncia 181 ou pelo WhatsApp da Patrulha Maria da Penha: (44) 3525-3808 ou da Delegacia da Mulher de Campo Mourão: (44) 3523-4250.