Quinta do Sol é tema de pesquisa em mestrado como capital do folclore

A história da cultura popular em Quinta do Sol e o impacto do folclore na vida dos moradores da cidade foi abordada pelo historiador e jornalista Fernando Fonseca como tema de um mestrado em História Pública na Unespar – Campus de Campo Mourão. “Capital Paranaense do Folclore: a cultura popular no cotidiano da cidade de Quinta do Sol no século XXI” é o título da pesquisa, que tem como objetivo analisar a criação e desenvolvimento do Grupo Parafolclórico Pôr do Sol.

Segundo Fonseca, o intuito é compreender o papel do Festival na sua relação com a sociedade e os impactos deste evento no cotidiano do município. “Pretendo documentar e analisar essa história que envolve os moradores de Quinta do Sol, professores, estudantes, aposentados que compõem o Grupo Pôr do Sol e que levaram a cidade ser reconhecida como Capital Paranaense do Folclore”, explica.

Ele acredita que a pesquisa poderá contribuir para historicizar e divulgar as ações que construíram a história cultural do município. “Há também uma busca para estabelecer relações entre o título de “Capital Paranaense do Folclore” e a manutenção do patrimônio cultural imaterial do Paraná sob o viés da História Pública.

“A História Pública é um ramo muito recente, ainda sem um conceito definido por consenso, mas que é múltiplo. Para minha pesquisa seguirei pelo viés de uma história feita pelo público, sobre o público e para o público, apontada pelo norte-americano Paul Knevel”, afirmou Fonseca.

Situada entre os municípios de Engenheiro Beltrão e Fênix, Quinta do Sol foi reconhecida com o título de “Capital Paranaense do Folclore” pela Lei Estadual nº 19.662, de 20 de setembro de 2018. O Grupo Parafolclórico Pôr do Sol nasceu de um projeto escolar com objetivo de difundir na cidade do interior do estado as danças folclóricas paranaenses oriundas do litoral, sobretudo, o fandango caiçara.

Com o passar do tempo, o grupo se consolidou como um dos principais grupos de dança folclórica do Paraná, se apresentando em festivais pelo Brasil e outros países. No município, desde 2005 é realizado o Festival de Folclore de Quinta do Sol, que desde a sua quarta edição já recebeu grupos de todas as regiões do Brasil e também um representante do México e outro do Chile.