Rede municipal de ensino de Engenheiro Beltrão oferece cardápio nutritivo e variado aos alunos

Manter uma alimentação saudável e nutritiva aos 1.400 alunos da rede municipal de ensino é uma lição seguida à risca nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Engenheiro Beltrão. O cardápio é produzido pela nutricionista Katyuska Lanci, tudo conforme as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

São 11 unidades educacionais (escolas e CMEIs) contempladas com produtos que contribuem com o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e o rendimento escolar. O atendimento inclui alunos com restrição alimentar, cujos pais devem informar no ato da matrícula e apresentar laudo médico.

A política alimentar busca minimizar a presença de produtos ultraprocessados, açúcares e gorduras trans nas refeições escolares, e proíbe integralmente a oferta desses produtos a crianças menores de três anos. Os alimentos são adquiridos pela Agricultura Familiar.

Vale lembrar que o PNAE determina que 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deve ser utilizado na compra direta de produtos da agricultura familiar, valor que quase é triplicado em Engenheiro Beltrão.

“A gente gasta mais de 80% com alimentos advindos da Agricultura Familiar, garantindo o fortalecimento do comércio local, além de oferecer alimentos sempre frescos para as crianças”, comentou Katyuska, destacando que o cardápio é composto de frutas, legumes, verduras e pães.

Os cardápios são elaborados mensalmente pela nutricionista, respeitando a faixa etária e tempo de permanência do aluno na escola, sendo que os que estudam em período integral têm 70% das suas necessidades nutricionais supridas, conforme estabelecida pela legislação Federal vigente. “Além da oferta regular, também nos atentamos aos alunos que possuem necessidades alimentares específicas, como: diabetes, doença celíaca e intolerância à lactose”, informou a nutricionista.

No CMEI Pingo de Gente, por exemplo, o cardápio inclui uma alimentação bem variada, para todos os dias da semana. Arroz, feijão e carne (variada) não faltam no prato. Outro alimento muito apreciado pelos pequenos é o pão francês e o pão de leite.

Para o prefeito Júnior Garbim, oferecer uma alimentação de qualidade aos alunos da rede municipal é prioridade na educação de Engenheiro Beltrão, e a gestão municipal não poupa investimentos para oferecer um cardápio balanceado e nutritivo, devidamente elaborado por uma profissional da área da nutrição.

“Não poupamos investimentos na merenda escolar e oferecemos um cardápio balanceado e variado, oferecendo uma alimentação de qualidade aos nossos alunos”, salientou o prefeito.