Região prossegue com ações da Campanha ‘Outubro Rosa’

Vários municípios da região de Campo Mourão seguem intensificando as ações referentes ao “Outubro Rosa”, mês dedicado à saúde da mulher.  Desde o início deste mês as unidades de saúde vêm reforçando atividades como orientações e palestras às mulheres além de exames preventivos como o de colo de útero, agendamentos de mamografia, testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis, vacinas, entre outros. 

Nesta reta final da campanha, a cidade de Farol, por exemplo, vai realizar nesta quarta-feira (30), na parte da tarde, palestras com orientações às mulheres sobre exames preventivos, autoexame, como o toque das mamas, além do sorteio de brindes e um coffee breack. O evento será a partir das 13h30, no Centro de Eventos de Farol. Um grande público é esperado, conforme o secretário de Saúde da cidade, Adelson dos Santos. 

Já em Roncador, a campanha foi encerrada na sexta-feira (25) com uma vasta programação na praça Moysés Lupion, área central da cidade, mas o atendimento estendido ainda prossegue em algumas unidades de saúde. Na sexta, as mulheres do município participaram de aulas de zumba, receberam orientações sobre o autoexame do câncer de mama, e ainda receberam brindes. A ação foi desenvolvida pela secretaria de Saúde.  

Durante este mês, as unidades básicas de saúde estão atendendo também com horário estendido às mulheres. Na unidade do centro, os atendimentos nas terças e quintas-feiras estão sendo oferecidos até às 19 horas. Já na UBS do Jardim Anchieta o atendimento ampliado será somente até esta terça-feira (29). Na no dia 31 (quinta-feira) o agendamento será realizado o dia todo.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Roncador,  Simone Gonçalves, muitas vezes as mulheres cuidam da saúde de todos os membros da família e acabam protelando os cuidados com a sua própria saúde. “A Campanha Outubro Rosa é uma iniciativa de grande relevância às mulheres, todo o mês é dedicado à saúde delas por isso devem aproveitar para se cuidarem”, falou

A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão vem acompanhado as ações realizadas em toda a região. A enfermeira chefe de Seção de Atenção Primária em Saúde (SCAPS) da 11ª Regional, Muriel Regina Vrecchi Davidoff, frisou que o principal alerta da campanha é para os cuidados com o câncer de mama e de colo de útero. 

A enfermeira lembrou que durante todo o mês o Paraná está realizando também a campanha ‘Paraná Rosa’ para marcar o mês de sensibilização sobre a temática do câncer de mama e câncer de útero, chamando a atenção para que as mulheres lembrem da necessidade de fazer o rastreio da doença.  

De acordo com dados da 11ª Regional, de janeiro a junho deste ano foram feitos na Comcam 15.732 exames preventivos de colo de útero.  Durante o “Outubro Rosa” a procura por este tipo de exame deve aumentar até 30%. “Importante lembrar que os exames preventivos devem ser feitos  durante todo o ano e não só em outubro”, alertou Muriel. 

O câncer de mama é o primeiro em taxa de mortalidade em mulheres no mundo, em 2018. No Paraná foram diagnosticados 3.730 novos casos da doença e no Brasil 59.700. “Nosso objetivo é que as mulheres saiam dessa campanha mais fortes e conscientes de que a prevenção só depende delas. Não é somente uma campanha para o câncer de mama e sim para qualquer doença”, destacou a enfermeira.  Tanto os exames de preventivo de colo de útero como mamografias são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).