Regional prevê 1ª quinzena de janeiro ainda com alto número de contaminação por Covid-19 

O chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, afirmou em entrevista à TRIBUNA nesta segunda-feira (28), que a projeção é de um número ainda bastante alto de contaminações pelo novo coronavírus (Covid-19) até a primeira quinzena de janeiro de 2021, devido às festas realizadas por famílias durante o Natal e virada de ano, contrariando determinações do poder público. 

“Estamos muito preocupados com a grande circulação de pessoas. No Natal já foi difícil evitar as aglomerações. Por mais que as autoridades tenham pedido e orientado a população temos conhecimento de famílias que reuniram um grande número de pessoas em festas familiares. Isso deve ocorrer novamente agora com as festas de virada de ano”, preocupou-se Siqueira.

A Comram acumula até o momento 8.333 casos de coronavírus e 171 mortes. Só em Campo Mourão são 63 mortes pelo vírus e 3.193 confirmações. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a regional de Campo Mourão figura a 18ª posição do Estado em incidência da doença, com 2.253 casos por 100 mil habitantes. Em número de mortes aparece ocupa a 13ª colocação estadual com 44,3 óbitos por 100 mil moradores.

Siqueira informou que a Regional de Saúde tem trabalhado com os municípios repassando orientações para que intensificarem a fiscalização. “Temos um decreto governamental onde o toque de recolher continua das 23 às 5 horas e isso deve ser cumprido”, ressaltou. Ele prevê que seguindo o aumento de contaminações, a mortes também devem continuar aumentando. 

“Se você tem um aumento do número de contaminação, automaticamente os óbitos infelizmente também podem ocorrer”, alertou, ao ressaltar que os municípios devem continuar fiscalizando, isolando os contaminados, fazer uma busca ativa e acompanhar os casos para aqueles que se contaminarem não chegar a utilizar internações. “À população a recomendação é a mesma de sempre: evite aglomeração, faça o uso de máscara de proteção e álcool em gel para assepsia das mãos”, acrescentou. 

Mortes
As mortes por coronavírus na região ocorreram em Campo Mourão (63); Goioerê (14); Araruna (10); Peabiru (9); Ubiratã (8); Campina da Lagoa (8); Terra Boa (7); Mamborê (6); Quinta do Sol (6); Janiópolis (6); Engenheiro Beltrão (5); Barbosa Ferraz (4); Farol (4); Iretama (4); Moreira Sales (3); Roncador (3); Altamira do Paraná (2); Corumbataí do Sul (2); Juranda (2); Fênix (1); Boa Esperança (1); Quarto Centenário (1); Luiziana (1); e Nova Cantu (1).